Revolta com fast food faz jovem montar hamburgueria hi-tech

Jovem empreendedor usou indignação para criar um novo negócio | Foto: Divulgação

Jovem usou indignação para criar negócio | Foto: Divulgação

Rodrigo Malca tinha apenas 24 anos de idade quando se formou engenheiro. Recém formado, ele ganhava invejáveis R$ 5 mil por mês em uma multinacional francesa quando decidiu largar tudo para vender hambúrgueres.

A trajetória incomum foi motivada por uma verdadeira implicância do jovem com algumas das grandes redes de fast food do país. Principalmente quando era necessário pedir para tirar algum ingrediente indesejado do sanduíche e a equipe da lanchonete ainda demorava para entregar o pedido.

– Era realmente algo que me irritava pedir para que tirassem o pickles do lanche e ter que esperar uma eternidade por algo feito sob medida. Sem contar que na maioria das vezes o lanche chegava diferente do que eu pedi – lembra.

A agonia foi tanta que Rodrigo pegou R$ 220 mil emprestados, usou outros R$ 30 mil de sua rescisão salarial e colocou toda a sua indignação no Youburger, uma rede de franquias que permite ao cliente montar seu próprio lanche com o auxilio de uma tela touch screen.

Cada hamburguer é feito de maneira personalizada Foto: Divulgação

Cada hamburguer é feito de maneira personalizada | Foto: Divulgação

– O grande segredo na verdade não está do lado de fora. Acho que o nosso maior diferencial foi criar um sistema de produção que tornasse isso viável dentro da cozinha. Nesse sentido o que aprendi na faculdade foi fundamental – diz Rodrigo, hoje com 27 anos, sobre o projeto baseado na filosofia MTO (make to order ou feito sob encomenda em tradução livre). O modelo é aplicado sobretudo em empresas automobilísticas que fazem carros sob encomenda e também na indústria de aviões.

Nas lojas – inclusive a localizada no shopping UpTown na Barra da Tijuca  – da rede não existem lanches padronizados. Cada cliente monta sua combinação em uma tela touchscreen, escolhe a bebida, os acompanhamentos e até mesmo a sobremesa.  O sistema gera um ticket que é pago posteriormente. Outro diferencial é a possibilidade de cadastrar a combinação escolhida no próprio sistema da lanchonete. Caso o consumidor queira o mesmo lanche em uma nova oportunidade, basta digitar seu CPF e pronto!

Expansão

Em franco processo de crescimento, a Youburger desembarca na cidade de São Paulo ainda no primeiro semestre de 2016. Cidades do interior paulista também vão receber a novidade ainda em 2016.

Para abrir uma unidade da Youburger, o franqueador indica um investimento aproximado de R$ 250 mil. A rede trabalha tanto em operações no shopping Center quanto na rua e o retorno previsto do investimento é de 18 a 24 meses. Atualmente a marca tem sete unidades em operação e a oitava será inaugurada ainda esta semana.

Serviço

Local: Youburguer – Av. Ayrton Senna, 5500 – Shopping Uptown – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro