Tempestade – O que se sabe sobre ela?

Categorias:

Descrição:

htyjj

As tempestades provocam precipitação de água líquida e gelo, na forma de chuvisco, chuva leve, moderada e forte, e quando é mais intensa com fortes correntes ascendentes e descendentes também granizo e saraiva. Duram certa de dezenas de minutos, marcado por ventos fortes, trovoadas, relâmpagos e raios.

As tempestades podem aparecer isoladas, ou em grupo na forma de agrupamentos convectivos (cluster), de forma mais ou menos desorganizada, ou na forma de linhas de tempestades, chamadas linhas de instabilidade, ou ainda quando uma das tempestades do agrupamento cresce mais que todas as outras e atinge grandes proporções (tipicamente 10 km x 10 km x 12 km em latitudes médias) como uma super-célula.

O radar meteorológico é uma das ferramentas fundamentais para poder estudar esses fenômenos. Dentro da grade de disciplinas dos cursos de graduação em Meteorologia, as tempestades são estudas na disciplina de física de nuvens.

Dentro da tempestade coexistem movimentos verticais ascendentes e descendentes intensos, o que gera muita turbulência mistura e entranhamento de ar pelo topo da tempestade a medida que ela cresce. O ar seco que entranha pelo topo é muito seco e evapora as gotas e cristais da nuvem gerando resfriamento das parcelas de ar e sua descida através da nuvem, na forma de correntes descendentes, ao mesmo tempo que correntes ascendentes sobem devido ao aquecimento das parcelas de ar pela liberação de calor latente de condensação.

Na regiões montanhosas de climas frios (latitudes médias) a tempestade pode provocar neve ou nevasca se o vento é intenso. Ao derreter neve fresca obtém-se água líquida na proporção aproximada de 10 para 1, por exemplo, um metro de neve fresca derrete para formar 100 mm (10 cm) de altura de água lúida sobre cada metro quadrado do terreno horizontal.

Antigamente … As tempestades tiveram grande influência na cultura de muitas das civilizações da antiguidade. Os romanos achavam que tempestades eram batalhas dos Deuses contra os Titãs. Já os índios da América do Norte acreditavam que as tempestades eram serventes de um “Grande Espírito”. Em tempos mais recentes, as tempestades tornaram-se alvo de assumiram mais um papel de curiosidade.

* O comprimento médio da trajetória de um relâmpago na atmosfera vai de 5 a 10 quilômetros.

* O número de descargas que ocorrem em nosso planeta pode chegar a 100 em cada segundo.

* Todos os dias acontecem mais de 40 mil tempestades na Terra.

* O intervalo médio entre as descargas de retorno é de 40 milisegundos, ou 4 centésimos de segundo.

* O canal do relâmpago pode aquecer de 20 a 30 mil graus Celsius em 10 microssegundos.

* O campo elétrico entre a nuvem e o solo varia de 100 a 400 mil volts por metro.

* A descarga de retorno viaja a 100 milhões de quilômetros por segundo, um terço da velocidade da luz.

* Com a velocidade da Carga Líder (100 km/s) poderíamos ir da Terra até a Lua em 1 hora e 4 minutos, aproximadamente.

* Durante o curto lapso de tempo de duração do relâmpago, cerca de 100 quintilhões de elétrons descem da nuvem para a Terra.

* A segunda quebra da rigidez dielétrica do ar, a que ocorre próxima ao solo, é quase instantânea e dura 100 milisegundos (1 décimo de segundo). Curiosamente, esse é o tempo de remanescência, tempo que dura uma vibração auditiva em nossos ouvidos.

* O ponto de encontro do Líder Escalonado com o Líder Conectante, também conhecido como distância de atração, pode acontecer de 10 a 100 metros do solo. Alguns prédios, se muito altos, precisam levar em conta, em seus sistemas de proteção, a possibilidade de receberem diretamente a descarga desse encontro.

* As nuvens cumulonimbus podem cobrir regiões inteiras. Seu diâmetro varia entre 10 e 20 Km, mesmo valor de sua altura em relação ao solo. Duração: 30 a 90 minutos. Velocidade: 40 a 50 Km/h. Número de tempestades por dia: 2000 (16 milhões por ano).

Fonte: Universidade Federal do Pará (UFPA) e Wikipédia

» ver telefone

* Ao ligar, informe ter visto o telefone no Portal Barra da Tijuca

Busca Bairro