11 dicas para atingir suas metas em 2013

atingir-metas-2011
Queridos leitores,
estava pensando em escrever algumas dicas para vocês quando encontrei esse belo texto escrito por Roselake Leiros para Revista Você RH.
Façam dessas as minhas palavras.

Mais um ano está chegando ao fim e em poucos dias 2013 virá. Nesse período, é comum homens e mulheres fazerem promessas, planejarem atividades, estipularem metas e objetivos. No entanto, os dias passam e algumas vezes todo o roteiro criado não é cumprido ou os resultados são atingidos pela metade.

Para que isso não aconteça, existem algumas fomas de se planejar o novo ano de forma positiva. Confira as 11 dicas seguintes:

1- Tenha auto responsabilidade – Antes de tudo, é necessário parar de responsabilizar o mundo (seu chefe, a empresa, a falta de dinheiro) pela não realização do objetivo assumido, frustração ou insucesso. Quando a responsabilidade é assumida você toma o seu poder de transformar e planejar uma melhor estratégia com mais confiança.

2- Formule seu objetivo no positivo – Não diga “Não quero mais sofrer por amor” por exemplo e sim “Quero ser feliz ou quero encontrar um grande amor”. Diga o que quer e não o que não quer. De modo geral as pessoas só sabem ou só falam do que não querem. Pensamentos, falas e ações criam realidade, portanto se você estiver pensando e falando sobre o que não quer é isso que você estará criando.

3- Sustente seu objetivo – Trace objetivos que vão depender de você para a realização. “Quero que meu namorado me ame”, por exemplo, não seria sustentado por você e sim por ele. Só formule objetivos sobre os quais é possível agir. O objetivo não é “quero que meu chefe me dê aumento”, mas sim, “farei o que for necessário para obter uma promoção”.

4- Pense positivo sempre – Às vezes os medos nos invadem, eles são frutos de experiências dolorosas do passado que estamos revivendo a cada dia como se fossem se repetir. Deixe-os no seu tempo, mas reconheça-os, admita-os, avalie-os e faça aprendizados positivos dessas experiências para viver o agora plenamente.
Sempre foque em coisas boas, jamais na tragédia, na dor, no desânimo, na preguiça. Quem foca em coisas ruins, atrai o mesmo para a própria vida. Pensamentos, sentimentos, falas e ações precisam estar alinhados para que as coisas fluam, e você realize. Felicidade constrói felicidade, portanto esteja feliz desde já, como se já estivesse realizado o que você quer.

5- Sonhe – Nunca deixe de sonhar, tudo começa com um bom sonho, sonhe ilimitadamente. Depois traga os sonhos para a realidade e verifique o que você pode fazer para alcançá-lo. Planeje e vá para a ação, realize e comemore.

6- Contemple todas as áreas da sua vida – Quando focamos excessivamente em uma área, tiramos energia de outra e causamos desarmonia ao todo. Portanto, tenha equilíbrio e estabeleça objetivos para a área familiar, afetiva, profissional, financeira, social e o que mais achar conveniente. Assim seu crescimento será integral, o que trará fluidez para sua vida.

7- Avalie o contexto geral – Pergunte-se: É isso o que eu quero? A realização do meu objetivo afetará negativamente alguém, algo ou algum contexto da minha vida? Avalie antecipadamente o impacto do que você quer e só depois decida o que fazer. Caso haja conflito interno, avalie e busque uma negociação consigo mesmo e, se ainda assim o desconforto persistir, reformule seu objetivo para evitar a auto-sabotagem.

8- Faça uma lista – Escreva e faça um painel representativo com frases e figuras de todos os seus sonhos e objetivos. Você também pode criar quadros mentais das suas realizações e se conectar a eles a qualquer momento. Fale bastante sobre os sonhos, pois os mesmos precisam ser alimentados para se concretizarem. Essas atitudes abrem caminhos neurais que auxiliam na conquista dos objetivos, tornando-os mais palpáveis.

9- Use todos os sentidos para realizar – Imagine-se na situação já realizada, vendo, ouvindo e sentindo tudo o que acontecerá no momento da sua concretização. Viva isso como se já tivesse chegado lá. Para conquistar os seus objetivos, seus sentidos precisam experimentar a situação desejada para ter a referência de onde você quer chegar.

10- Ouça sua voz interior – Busque sempre ouvir o seu próprio “eu”. Quando você tem convicção do que quer e sabe que isto realmente é bom, os comentários divergentes não abalarão a sua caminhada na direção de seu objetivo.

11- Comemore a realização – A alegria e a gratidão são emoções que validam profundamente o esforço da trajetória e nos motivam para novas e maiores realizações. Celebre e lembre-se: você tem o poder sobre tudo na sua vida. Seja livre, seja você e crie sua própria realidade.

Desejo à todos muitas realizações.

Lenora