Cuidados com a pele no Inverno

cuidados-com-pele

Quando o inverno chega, lábios, pernas, braços e face começam a ficar ressecados. O motivo é facilmente explicável: desidratação. Como a temperatura diminui  e o ar fica mais seco,  a pele sofre o que os dermatologistas chamam de vasoconstrição (diminuição da circulação sangüínea) e conseqüentemente perda de água. Nesse caso é melhor ficar de olho para evitar descamações e até mesmo fissuras.

Lambuzar-se de hidratantes não é o suficiente para enfrentar as baixas nos termômetros. Para ficar com a pele macia, muitos outros cuidados devem ser tomados.

A fisioterapeuta e esteticista Estela Cardoso diz que os primeiros cuidados devem ser tomados na hora do banho. “Nada de água muito quente. O ideal é que água esteja em temperatura morna. Água muito quente tira a oleosidade natural da pele e promove o ressecamento imediato”, revela a profissional, que é diretora da Advice Master, e sócia da Arthys Centro de Estética, recém inaugurada na Barra da Tijuca.

Ensaboar demais a pele também está proibido e o uso de buchas totalmente vetado. A escolha do sabonete corporal na hora do banho, também é muito importante. “Prefira os que possuem cremes hidratantes e esqueça os sabonetes esfoliantes de uso diário durante o inverno. Renovar a pele é muito importante, mas devemos evitar os excessos, a esfoliação corporal deve ser feita 1 vez por mês, já que a pele nesse período encontra-se sensível e ressecada”, diz Estela.

O inverno é a melhor época para tratamentos estéticos faciais. Os tratamentos mais procurados nessa época são para clareamento de manchas, hidratação e revitalização, estrias e tratamentos  rejuvenescedores.

Os programas de tratamento incluem peelings específicos, como por exemplo, o peeling de cristal, o peeling ultrassônico e o peeling de diamante, que são conjugados com ácidos ou cosméticos despigmentantes, máscaras hidratantes e revitalizantes para qualquer tipo de pele.

Segundo Estela Cardoso, as máscaras hidratantes faciais potencializam os tratamentos por apresentarem em suas composições ativos cada vez mais nobres, como o caviar,  rico em nutrientes tendo um efeito hidratante e renovador; o DMAE, que aumenta a firmeza da face; o Aquaporine Active, que ajuda a hidratação da pele; e o Ouro, que tonifica, clareia e revitaliza.

Outra dica da esteticista é aplicar hidratante com a pele ainda úmida logo após o banho, principalmente nas áreas mais ressecadas como joelho, cotovelos, pés, braços e pernas, porque a capacidade de absorção da pele é maior.  E não esquecer de aplicar protetor solar, pois o sol do inverno também prejudica a pele.