Nova Escola é representante da Barra no CCBB

Nova Escola é única representante da Barra em mostra de teatro no CCBB

Alunos do curso na Freguesia vão participar pela terceira vez do evento

2015-869135681-201511242005488195.jpg_20151124

O elenco de “Ser ou não ser Hamlet” durante um ensaio: todos participam da concepção da peça – Carlos Ivan

 

Participar da Mostra Estudantil de Teatro, do Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), não é para qualquer cursinho. Este ano, a Nova Escola, da Freguesia, é a única representante da região da Barra e Jacarepaguá na nona edição do evento. Para Gabriel Cortez, dono da instituição, isso é prova de que está no caminho certo.

— Fundamos a Nova Escola em 2010. Dois anos depois, fomos convidados para participar da mostra. Este é o nosso terceiro ano consecutivo no evento, que é de suma importância para qualquer curso de teatro. Melhor do que participar, é conseguirmos nos manter ao longo dos anos. É um grande reconhecimento do nosso trabalho. Muitos outros cursos de teatro, que existem há anos, não tiveram a oportunidade que nos foi dada — conta.

Cortez é o responsável pela produção da peça “Ser ou não ser Hamlet”, que será apresentada na mostra. O espetáculo, de autoria coletiva do diretor e do elenco, ainda não tinha roteiro completo até o fim da última semana. Mas isso, ele garante, não comprometerá a qualidade da montagem.

— Pela primeira vez, desde que participamos da mostra, decidimos criar um texto só nosso. Nas duas últimas edições, apresentamos as peças “Geração Trianon”, de Anamaria Nunes; e “Aurora da minha vida”, de Naum Alves de Souza. Agora, resolvemos desbravar a obra shakespeariana, com destaque para “Hamlet”. Já temos 75% do espetáculo pronto, e até o dia 6, quando a nossa escola subirá ao palco do evento, tudo estará perfeito. Afinal, os ensaios acontecem todos os dias e têm duração de sete horas. Não tem como dar errado, com tanto empenho, dedicação e garra de todos os envolvidos.

O elenco do espetáculo, dirigido por Cico Caseira, conta com alunos e ex-alunos da Nova Escola.

— Quando recebemos o edital, há um mês, divulgamos um teste para seleção de casting no dia seguinte. Em menos de 48 horas, já tínhamos os resultados dos aprovados e começamos os ensaios. As instituições participantes costumam inscrever uma turma mais avançada, com um texto que ela já tenha realizado. Nós não. A cada ano, temos um elenco exclusivo para o evento — explica Caseira.



A IX Mostra Estudantil de Teatro será realizada de 3 a 13 de dezembro no palco do Teatro II, do CCBB. Além da Nova Escola, participam do evento as instituições: Escola Tânia de Moraes, Tablado, UniRio, Casa de Cultura Eduardo Cabús, Nós do Morro, CAL, Escola de Teatro Martins Penna e Cia. de Teatro Contemporâneo.

SERVIÇO

O CCBB fica na Rua Primeiro de Março 66, Centro. Tel.: 3808-2020. Entrada gratuita