Jovens inventores expõem iniciativas em evento gratuito

Jovens de todo o Rio de Janeiro apresentarão seus trabalhos na Barra da Tijuca Foto: ADRIANO ISHIBASHI

Acontece no dia 25 de agosto na Barra da Tijuca a 35° edição do Junior Achievement – o Miniempresa, evento internacional desenvolvido para celebrar o “Junior Achievement Day”.

A programação especial para crianças, jovens e adultos interessados em Educação e Empreendedorismo será realizada no shopping Downtown e terá entrada franca.

Além de participar de painéis, oficinas e dinâmicas, os visitantes terão oportunidade de conhecer os produtos desenvolvidos por jovens do Ensino Médio de 21 instituições do Rio de Janeiro participantes desta edição do Miniempresa.

– Os alunos aprendem a identificar as necessidades do consumidor, os conceitos de oferta e demanda, a valorizar atitudes empreendedoras e tomam consciência dos benefícios do método ‘aprender-fazendo – explica Mariana Carvalho, Presidente da Junior Achievement Rio de Janeiro (JARJ).

O evento de 2018

As 21 miniempresas participantes deste ano desenvolveram uma gama de produtos, que vão de amplificadores de som feitos de caixa de leite a kits de viagem, cangas que se transformam em bolsas até protetores de calcanhar.

A Escola Técnica João Luiz do Nascimento, em Nova Iguaçu, desenvolveu a “Green Pen” – uma caneta feita de papel semente que pode ser plantada após sua utilização. A Escola Gay Lussac, de Niterói, também apostou na sustentabilidade e criou um caderno semente, a “Escreverde”.

O Junior Achievement Day é organizado pela Junior Achievement Rio de Janeiro (JARJ) e pelo o Nexa – grupo de ex-alunos da Junior Achievement – e terá participação de especialistas em Educação e Empreendedorismo. Gustavo Glitz, CEO da StartSe, uma das maiores plataformas de startups do Brasil, fará a abertura do evento com uma palestra sobre “O Futuro da Educação”.

No período da tarde, haverá uma oficina prática de orientação profissional para jovens sob o comando da ETALENT, empresa com mais de 30 anos de experiência em desenvolvimento de pessoas.

Também terá programação para crianças com a oficina STEM, uma introdução lúdica ao campo do conhecimento composto por ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

O encerramento da 35ª edição do Miniempresa terá show da banda Mapajós e participação do DJ Matheus Moura no Palco Downtown, na praça central do condomínio. Os integrantes das atrações musicais são ex-alunos da JA.

De acordo com a assessoria de comunicação do evento, o programa já beneficiou mais de 260 mil jovens só no estado do Rio.

Serviço:

Junior Achievement Day

Data: 25 de agosto

Horário: das 11h30 às 21h

Local: Shopping Downtown – Avenida das Américas, 500 – Barra da Tijuca

Entrada gratuita

→ Saiba toda a agenda da Barra da Tijuca

Fique por dentro de todas as novidades do bairro

Acompanhe os principais destaques da Barra