Shopping completa 20 anos em 2018 e vai investir R$ 75 milhões em projetos de expansão e revitalização.| Foto: Divulgação
Prestes a completar 20 anos de história, um dos shoppings mais tradicionais da Barra da Tijuca vai mudar.
Entre as novidades estão na criação de uma passarela (foto abaixo) até a estação Jardim Oceânico, do Metrô Rio, um novo espaço de alimentação chamado de DOWNTOWN GOURMET e a recuperação total da iluminação local.
– Com a chegada do metrô a Barra da Tijuca, o Downtown construirá uma passarela de pedestres que dará acesso direto da estação Jardim Oceânico, do Metrô, ao empreendimento. A ideia é trazer conforto, acessibilidade e segurança, para clientes, ciclistas e portadores de necessidades especiais às duas margens do Canal de Marapendi. O local será entregue urbanizado e iluminado – aponta o comunicado da assessoria de comunicação do shopping.
Futura ponte do Downtown foi divulgada no site do shopping | Foto: Reprodução/Divulgação
Primeiro condomínio “lifestyle” do Rio de Janeiro, o complexo possui mais de 200 mil m² de área construída e recebe uma média de 35 mil/dia.
Alvo de muitas críticas devido a iluminação deficitária, o Downtown promete que vai oferecer uma resposta ecológica ao assunto.
De acordo com o síndico do Downtown, Paulo Oscar, além de trazer melhorias visuais, de segurança e de conforto, as reformas tiveram como grande foco a sustentabilidade.
– Pensamos em sustentabilidade em todos os sentidos, não só relacionado à Meio Ambiente, mas também em diminuição dos custos com manutenção e com energia elétrica, por exemplo – afirma.
Revitalização já em andamento
Banheiros já estão passando por renovação | Foto: Divulgação
Primeiramente, o foco das operações está na revitalização do Downtown. A transformação visará modernizar suas instalações.
Começou nas mudanças mais aparentes, como a reforma das fachadas, instalação de sistema de iluminação em LED, melhoria na acessibilidade e na circulação dos motoristas e nova comunicação visual.
O Downtown, também, vem tomando medidas para a segurança dos seus frequentadores.
O local recebeu um sofisticado sistema de CFTV, composto por 670 câmeras que privilegiam a área de circulação de pessoas, nas partes interna e externa dos blocos, visualizadas numa central de monitoramento que funcionará continuamente.
Preocupados em sempre atender as necessidades dos seus clientes, o empreendimento inaugurou, neste último ano, um banheiro família, e reformou todos os banheiros da praça de alimentação.
Novas luminárias de sistema LED foram instaladas nos postes do empreendimento.
A iniciativa racionalizou o consumo de energia e melhorou em 100% a capacidade de iluminação do Downtown. Hoje, 99% das lâmpadas do empreendimento já são de LED.
Estacionamento
Outra novidade foi a instalação de um sistema de identificação eletrônico de vagas no estacionamento subterrâneo, o que facilita a localização de vagas disponíveis. O condomínio também reformulou seu estacionamento VIP.
A localização foi modificada e a estrutura renovada. Depois da instalação do novo VIP foi registrado aumento de 400% na sua utilização.
Hoje, segundo o comunicado do Downtown, a estrutura para a oferta do serviço está muito melhor posicionada e acessível aos clientes.
Para quem usa o serviço de taxi, também surgiram novidades: o ponto de taxi foi totalmente reformulado e o empreendimento não atua mais com cooperativa exclusiva, o que amplia o número de carros disponíveis.
Atualmente, a transformação está na etapa de retrofit interno dos 23 blocos do Downtown. O bloco 20 já foi entregue e até o fim do ano que vem todos os outros 22 também serão entregues.
Expansão no subsolo
A fim de atender aos anseios de seus clientes e condôminos, apurado em recente pesquisa, será criada uma área para lojas âncoras.
A expansão do Downtown vai virar realidade e será o ícone da comemoração dos seus 20 anos.
O projeto, que ficará no subsolo em frente ao bloco do Banco Bradesco, terá mais de cinco mil m² de área locada, com cinco lojas âncoras.
O arquiteto Eduardo Mondolfo, que já trabalhou com Oscar Niemeyer (1907-2012) e é autor de prédios conhecidos, como o do Shopping Leblon e o do Hotel Fasano, propôs uma cobertura verde, com o pé direito de 13 m, que dará maior visibilidade ao acesso, por escadas rolantes, ao subsolo. A ideia é dar leveza e favorecer luz natural.
Downtown Gourmet
Modernização do shopping ficará pronta em 2018 | Foto: Divulgação
Além da expansão e da revitalização, o Downtown está preparando mais uma novidade, um espaço privilegiado, numa de suas mais charmosas alamedas, especialmente voltado para gastronomia. A alameda ganhará o nome de Downtown Gourmet.
Ela já conta com a presença do australiano Outback e da casa de carnes Vamo, do Bistrô Brasil e dos restaurantes de comida japonesa Atlântico Sushi e Planeta Sushi.
O polo gastronômico reunirá em torno de 12 restaurantes, em uma área aproximada de dois mil m².
Será um lugar onde as pessoas terão o prazer em comer e degustar, e que promete ser o novo point da Barra da Tijuca.
Passarela para acessar o metrô em dezembro
Com a chegada do metrô a Barra da Tijuca, o Downtown construirá uma passarela de pedestres que dará acesso direto da estação Jardim Oceânico, do Metrô, ao empreendimento. A ideia é trazer conforto, acessibilidade e segurança, para clientes, ciclistas e portadores de necessidades especiais às duas margens do Canal de Marapendi. O local será entregue urbanizado e iluminado até o fim de 2017.
→ Saiba toda a agenda da Barra da Tijuca