SEIOS, BELOS E FARTOS, SÍMBOLO DA FEMINILIDADE

protese-mama-barra-da-tijuca

Se antes o sonho de ter seios fartos era privilégio das americanas, a cirurgia de aumento mamário já se tor- nou a “queridinha” entre as brasileiras. É grande a procura quando o assunto é cirurgia plástica estética, despertando interesse, principalmente, entre as jovens. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o número de implantes mamários superou o de procedimentos de lipo- aspiração em 2009. Fato curioso, uma vez que a lipoaspi- ração era líder no ranking de preferência nacional.

Nos consultórios, é cada vez mais comum encontrar mu- lheres que buscam ajuda profissional para recuperar além da autoestima, a tão desejada harmonia estética. Os mo- tivos são os mais variados: jovens querendo um colo mais atraente, mães que perderam volume de seio após a ama- mentação e mulheres maduras querendo melhorar a forma de suas mamas. O desejo comum entre todas é melhorar a imagem do corpo, que fortalece a autoconfiança feminina. Apesar de a mamoplastia de aumento ser um procedimen- to fácil, com preços cada vez mais convidativos, alguns cuidados devem ser observados antes de tomar a deci- são. É um ato cirúrgico como qualquer outro e requer pre- cauções para evitar complicações e riscos ““ ainda que baixos. A cirurgia deve ser realizada em ambiente hospita- lar, na presença de uma equipe médica completa, que vai garantir a segurança no momento da operação. É impor- tante também que o cirurgião seja membro da sociedade brasileira de cirurgia plástica e que haja confiança mútua entre a paciente e o profissional.

Outra questão que não pode ser esquecida é o pré-ope- ratório, no qual uma série de exames será solicitada, tais como: exames laboratoriais, investigação mamária e avaliação do risco cirúrgico com um cardiologista. Neste período, a paciente poderá esclarecer todas as suas dúvidas. Para que a cirurgia seja bem sucedida, é preciso que o médico entenda a expectativa da paciente, mesmo que nem sem- pre seja possível atender a todos os desejos. O mais impor- tante é que os limites físicos do corpo sejam respeitados.

Hoje o mercado oferece diversas opções de próteses, que variam em tamanho e forma. No Rio de Janeiro, as mais populares são as redondas de perfil alto e as cônicas, que deixam o colo mais avantajado. Estes tipos de próteses permitem que a paciente consiga uma projeção maior implantando uma prótese menor. A combinação entre a técnica e a prótese ideal permite resultados cada vez mais naturais e harmônicos.

O implante mamário pode ser feito de três maneiras: por incisões periareolares, em volta da aréola; submamária, no sulco submamário; e pela axila. A colocação da prótese pode ser localizada atrás da glândula ou do músculo pei- toral, dependendo da indicação da paciente. O médico deverá avaliar a melhor técnica a ser aplicada, sempre le- vando em consideração as limitações físicas da paciente.

Pesquisas recentes mostram que o índice de satisfação após o implante mamário é muito alto. Mudanças positivas no comportamento de mulheres submetidas à mamoplas- tia de aumento podem ser observadas de forma significa- tiva. Em geral, elas se tornam mais confiantes, satisfeitas com o próprio corpo, pessoas mais seguras. Um procedi- mento que traz mudanças comportamentais e estéticas, que refletem na vida pessoal e profissional.