Arroz soltinho e uma receita de dar água na boca

_arroz_

Sabemos que o arroz é o grão mais consumido do mundo e está praticamente todos os dias em nossas mesas. Nesta matéria iremos dar uma dica de como deixar o seu arroz soltinho e de quebra uma deliciosa receita de arroz colorido.

Como deixar o arroz soltinho:

Primeiramente lave e escorra bem o arroz. Em seguida, refogue o arroz com um pouco de óleo, por alguns minutos (até que, ao mexer com a colher, ele comece a formar bolas). Após, adicione água fervente e na quantidade indicada para cada tipo de arroz. O arroz agulhinha, por exemplo, precisa de 2 partes de água para cada parte de arroz. Adicione sal a gosto, mexa bem e deixe cozinhar em fogo baixo, com a panela semi-aberta. Se precisar de mais água, acrescente (use sempre água fervente) e não mexa mais! Assim que o arroz estiver cozido, apague o fogo e deixe a panela tampada por cerca de 5 minutos. Depois disso, é só soltar o arroz com a ajuda de um garfo.

arrozalegre1_monica

Receita do arroz colorido:

* 1 colher(es) (sobremesa) de azeite de oliva
* 1 unidade(s) de cebola picada(s)
* 1 dente(s) de alho amassado(s)
* 1 xícara(s) (chá) de arroz integral
* 1 unidade(s) de cenoura picada(s)
* 100 gr de vagem picada(s)
* 100 gr de ervilha fresca(s)
* 1 espiga(s) de milho verde em grãos
* quanto baste de sal
* 100 gr de passas
* 1 colher(es) (sopa) de manteiga
* 1 unidade(s) de ovo
* 2 colher(es) (sopa) de salsinha picada(s)
* quanto baste de glutamato monossódico

Como preparar:

Coloque numa panela o azeite, a cebola e o alho, leve ao fogo e frite bem. Junte o arroz, dê mais uma fritada e junte água suficiente para o cozimento. Tampe e deixe cozinhar em fogo baixo. Quando a água começar a secar, junte a cenoura, a vagem, a ervilha, a passa e o milho e tempere com sal e Aji-no-moto. Tampe e deixe cozinhar até o arroz e os vegetais ficarem macios. Depois de pronto, misture a manteiga, quebre o ovo e mexa bem rápido com um garfo para que o ovo cozinhe com o calor do arroz. Polvilhe a salsinha e sirva.