Vin Diesel

vindiesel

Nome Completo: O ator esconde o seu nome verdadeiro, mas muitas fontes indicam ser Mark Vincent

Data e Local de Nascimento: Vin nasceu em 18 de julho de 1967, na cidade de Nova York, EUA. Sua mão era astróloga e psiquiatra e seu pai adotivo ensinava teatro. Diesel nunca conheceu seu pai biológico. O ator tem duas irmãs e um irmão gêmeo (não-idêntico) chamado Paul Vincent, que é editor de filmes.

Vida pessoal: É praticamente impossível descobrir algo da vida pessoal de Vin Diesel. Se nem mesmo o nome dele é uma certeza, o que podemos dizer dos detalhes mais íntimos de sua vida?

Carreira: Já vimos que a carreira de Vin Diesel teve início quando ele foi aceito na companhia de seu pai e, em pouco tempo, ele já atuava em produções teatrais no circuito Off-Off-Broadway. Terminado o colegial, Vin se matriculou na Hunter College, onde cursava Inglês. Mas, após 3 anos, o rapaz abandonou os estudos para se dedicar mais à sua carreira de ator. O rapaz viajou para Los Angeles e, mesmo sendo um respeitado e experiente ator de teatro, ele não conseguiu impressionar ninguém em Hollywood e, após um ano de muita luta e nenhum retorno, ele volta para Nova York. Sua mãe, então, lhe deu um livro entitulado Filmes ao Preço de Carros Usados, escrito por Rick Schmidt. O tal livro mostrou para Vin que ele poderia controlar sua carreira, fazendo seus próprios filmes. Depois de arranjar 3 mil dólares, escrever uma história baseada em suas próprias experiências e filmar em menos de três dias, surge o curta-metragem Multi-Facial(1994). O filme de 20 minutos foi escrito, produzido, dirigido e estrelado por Diesel e mostra a vida de um aspirante a ator que, para conseguir um papel, finge ter uma nacionalidade diferente e cada teste que comparece, mas sempre acabava se dando mal. O filme acabou sendo exibido no Festival de Cannes e ganhou alguns fãs de peso, entre eles Steven Spielberg, que anotou o nome do ator para, quem sabe, usá-lo num futuro próximo.

Entusiasmado com o inesperado sucesso de seu filme, Vin voltou para Los Angeles e, através de uma campanha de telemarketing, conseguiu levantar quase 50 mil dólares para financiar o seu primeiro longa-metragem. Este filme, mais uma vez escrito, produzido, dirigido e estrelado por Diesel se chamava Strays(1997) e, seis meses após o fim das filmagens, ele foi aceito para o Festival de Cinema de Sundance, provavelmente o maior festival do cinema independente no mundo! Embora o filme tenha sido bem recebido, ele não vendeu como esperado. Mais uma vez, Vin Diesel retorna desapontado para Nova York… e, mal teve tempo de chegar em casa, o ator recebeu aquele que talvez seja o telefonema mais importante de sua vida!

Era Steven Spielberg! Ainda impressionado com a atuação de Diesel em Multi-Facial, o diretor queria conhecê-lo. Depois do encontro, surgiu o convite para o ator viver um dos soldados comandados por Tom Hanks no grandioso e premiado O Resgate do Soldado Ryan(1998), filme que ainda contava com Matt Damon, Edward Burns, Giovanni Ribisi e outros bons nomes. O filme Multi-Facial ainda rendeu ao ator um outro convite: o diretor do desenho animado O Gigante de Ferro(1999), ao vez o vozeirão do ator nova-iorquino no curta-metragem, o convidou para dublar o personagem-título deste seu novo filme!

Em seguida, já com o nome relativamente em plena ascensão, Vin Diesel atuou no drama O Primeiro Milhão(2000). O filme era bem bacana, mas não alcançou grande notoriedade, apesar do contar com nomes como Giovanni Ribisi, Tom Everett Scott, Ben Affleck e Nia Long no elenco! Após este trabalho, chegou a hora de encarar o seu primeiro protagonista em uma grande produção… a surpreendente ficção científica Eclipse Mortal(2000). Mesmo interpretando um vilão com a capacidade de enxergar no escuro, o personagem de Diesel foi encarado como o grande herói e, desse modo, o ator conquistou uma imensa legião de fãs… especialmente no circuito mais alternativo.

Vendo que Diesel tinha talento, carisma e fãs, os produtores do emocionante filme Velozes e Furiosos(2001) resolveram dar a Diesel um personagem de destaque na sua nova produção. Diesel viveria o antagonista do personagem interpretado pelo ator Paul Walker. Antes do lançamento do filme, todos apostavam que este seria o trabalho que impulsionaria de vez a carreira do bonitinho Walker, transformando-o definitivamente em astro… mas depois das primeiras exibições, o que se viu foi exatamente o contrário: era Diesel quem estava conquistando as multidões! Era ele quem estava se tornando o mais novo astro de Hollywood!!

Com o nome em alta, Diesel atuou na comédia de ação Knockaround Guys(2001), ao lado de Barry Pepper, Seth Green e John Malkovich. Mas foi o seu próximo trabalho que realmente colocou o ator no pelotão de elite do Hollywood… Diesel foi escalado para viver Xander Cage, uma espécie de agente secreto do novo milênio, adepto dos esportes radicais! Com o bacana filme de ação Triplo X(2002), também estrelado por Samuel L. Jackson e Asia Argento, Vin Diesel realmente havia alcançado o topo!!

Em seguida, Diesel fez o filme de ação A Man Apart(2003) e, para 2004, está previsto o lançamento da ficção científica Riddick, a continuação do sucesso Eclipse Mortal, estrelada pelo ator em 2000. Neste novo filme do vilão com a capacidade de enxergar no escuro, Vin trabalhará com Judi Dench, Karl Urban e Thandie Newton. Por fim, já está anunciado que, em 2005, Diesel retornará aos cinemas na pele de Xander Cage, em Triplo X 2, que novamente contará com a presença de Samuel L. Jackson e Asia Argento.

O ator também teve a oportunidade de reviver um outro papel seu de sucesso, mas o astro explica a razão de ter recusado o convite para atuar em + Velozes, + Furiosos: -Me ofereceram três franchises ao mesmo tempo – Eclipse Mortal, Triplo X e Velozes e Furiosos – e eu tive que escolher. Não podia fazer todos os três. – Agora só o tempo dirá se o ator fez as escolhas certas… Acredito que sim!