Artigo: O que lhe dá felicidade?

*Por Lenora de Oliveira Santos

lenora-2013

“Você sabe o que lhe dá felicidade e qual é o seu propósito?”

Muitas pessoas acreditam que precisam ter, cada vez mais, para ser felizes mas, segundo o rabino Hyman Schachtel, “a felicidade não é ter o que quer, mas querer o que você tem.”

O que faz a sua vida valer a pena?

O empresário da hotelaria, Chip Conley, observando a alegria com que uma de suas faxineiras trabalhava, ficou curioso para entender como uma pessoa com um cargo hierárquico baixo, poderia trabalhar com tanta felicidade. Descobriu que o que dava tanta felicidade para aquela mulher era a conexão emocional que ela criava com seus amigos de trabalho e com os hóspedes e que, de fato, ela tinha um propósito: cuidar das pessoas que estavam longe de casa.

Você sabe o que lhe dá felicidade e qual é o seu propósito?

No livro, O jeito HARVARD de ser feliz”, Shawn Achor, nos ensina que, para sermos felizes, precisamos “retreinar” o cérebro para ter atitudes mentais positivas porque que possibilita a maior produtividade e a melhoria no desempenho profissional.

Que nossa atitude mental, também, influencia na nossa realização e no nosso sucesso pessoal e profissional.

Ainda no livro, Achor, nos ensina a identificar os padrões que estamos vivendo: um padrão negativo, atrai o negativo e vice-versa.

Que precisamos “retreinar”o cérebro para identificar as oportunidades e aprender a ter “resiliência”, isto é, aprender a ser mais felizes a partir das adversidades.

Shawn diz que, diante das dificuldades, precisamos focar em pequenas metas, mais fáceis de serem atingidas e, aos poucos, conforme ganharmos segurança, focarmos em metas maiores.

E, finalmente, ensina que devemos ter uma “ rede de social de apoio”; a investir na família e em amigos por serem as fontes mais importantes de sucesso e excelência.

E, para a maioria das pessoas, profissionalmente, a felicidade vem de: equilibrar a vida pessoal com a profissional; gostar do que faz; ser reconhecida e recompensada; admirar a empresa e seus líderes;  ter confiança entre as pessoas; sentir que contribui ; ter perspectiva de crescimento e atuar em um ambiente positivo e agradável.

“Acreditamos que felicidade gera resultados, por isso, colocamos as pessoas em primeiro lugar no nosso modelo de gestão, que chamamos de Filosofia de Gestão. Valorizar os colaboradores é nosso incentivo para melhorarmos nossos processos de forma contínua, buscando inovar sempre!”, diz Noemi Oga, gerente de RH da Elektro. Empresa que, há 5 anos, mantém o título de Melhor Empresa para se Trabalhar do Brasil e da América Latina pela GPTW.

Enfim, são inúmeros os benefícios da felicidade e, quando empresários e investidores entenderem isso, com certeza, aumentarão a lucratividade.

Fontes:

O jeito Harvard de ser feliz

Hyman Schachtel

Clip Conley

Elektro

Lenora Santos

*Lenora de Oliveira Santos é Master Coach – Sociedade Brasileira de Coaching- SBC e especialista em Gestão de Pessoas- Fundação Getúlio Vargas- FGV