Balu, o urso-de-óculos do zoológico do Rio de Janeiro

urso

O urso que veio de Salvador (BA) e esta no zoológico desde novembro, teve seu nome escolhido através de votação inédita pelo Twitter, o urso-de-óculos do zoológico do Rio de Janeiro ganhou o nome de Balu.

Entre as sugestões, muitos optaram por homenagear o hexacampeonato do Flamengo, e votaram para que o nome do urso fosse Andrade, mesmo nome do técnico do time rubro-negro. Quando chegou ao zoo do Rio, Balu tinha a ficha com dados incompletos. Mas os veterinários do zoológico acreditam que o animal tenha entre 8 e 10 anos.

Balu vai fazer companhia a Maia, uma ursa fêmea que mora no zoológico há oito anos. Como a espécie dos ursos-de-óculos, que recebem esse nome por causa da mancha em volta dos olhos, está ameaçada de extinção, o zoológico está trabalhando no processo de reprodução em cativeiro. Balu viajou mais de 1.600 quilômetros para fazer par com uma ursa da mesma espécie.

A missão do casal é acasalar e ter filhotes. Segundo o Zoo do Rio, os animais ficarão em exposição ao público em um ambiente climatizado, com piscina e chuveiro. Para suportar o verão carioca, a alimentação também receberá cuidado especial, com cardápio que inclui sorvete e comida servida em cubos de gelo.

Foto: RioZoo