Muito se fala em liderança, porém, o mais importante o que, realmente, faz uma pessoa fazer a diferença para outras pessoas é o seu poder de autoliderança.
A pessoa que tem sucesso na sua vida porque conhece e vive por seus valores, que é capaz de realizar os seus sonhos e objetivos, que se compromete com o seu crescimento e felicidade e que faz de seu desenvolvimento pessoal e profissional sua meta de vida, essa pessoa tem a receita para despertar nos outros o desejo de participar, colaborar e de agir.
Essa pessoa faz da sua vida um exemplo e lidera por ele.
Liderar é o poder de ser autêntico, de ser admirado e de conseguir fazer com que outras se interessem em participar, se envolver ,colaborar com seus projetos.
Em uma equipe bem liderada, a sinergia entre pessoas acontece naturalmente e os resultados são os mais positivos possíveis.
Não existe fórmula para ser líder: o líder é!
E líder não tem sexo.
Tanto homens como mulheres podem ser ótimos líderes desde que
estejam em constante processo de aprendizagem porque sabem que podem, devem e querem melhorar .
Para ser um líder de excelência é fundamental que tenha certas características:
-amar que faz;
-respeitar o ser humano;
-ter poder de adaptação;
-dar liberdade e autonomia;
-estar em sintonia consigo mesmo e com sua equipe;
-liderar pelo exemplo;
-motivar e incentivar;
-ter visão sistêmica;
-dar e receber feedbacks;
-estimular a inovação;
-ter coragem para fazer mudanças e correr riscos;
-ser humilde;
-ter equilíbrio emocional.
“O verdadeiro líder torna-se, naturalmente, desnecessário”.
Ele não precisa ter respostas para tudo mas, sabe onde buscá-las e cerca-se de colaboradores eficazes para o desenvolvimento da meta.
O líder sabe que o reconhecimento, delegação, responsabilidade, a auto estima e a realização são fundamentais para formação de uma equipe vencedora, que se empenha pela excelência e que faz a diferença.
Hoje em dia, é grande o número de liderança feminina nas empresas. Nos Estados Unidos, 8 milhões de empresas são lideradas por mulheres e na lista das “Melhores empresas para Trabalhar no Brasil”uma grande parte de cargos gerenciais é feminino.
Isso vem nos mostrar que não importa o sexo porque somos diferentes e complementares, que talento não tem sexo e que o mais importante é o resultado do negócio.
Lenora de Oliveira Santos
www.barracoaching.com.br