Show Green Day no Rio de Janeiro.

green-day-rio-de-janeiroDepois de 12 anos a banda Green Day confirma nova apresentação no Rio de Janeiro, o show vai acontecer na Barra da Tijuca, no HSBC Arena.

Data: 13 de outubro

Ingressos:  R$ 100 a R$ 300

Inicio venda: dia 29 de maio.

Biografia Green Day

Green Day é uma banda de rock dos Estados Unidos, formada em 1987 em East Bay, Califórnia. Amigos de infância, Billie Joe Armstrong (vocalista / guitarrista) e Mike Dirnt (baixo / vocal) formaram sua primeira banda, “Sweet Children”, em Rodeo,Califórnia, quando tinham 10 anos de idade. Se conheceram quando estudavam, num colégio chamado Pinolle Valey High School. Em meados de 1989, o grupo arrumou um baterista chamando “John Alan Kiffmeyer (Al Sobrante)” e lançou um EP com o nome de “Sweet Children”, mas logo depois mudou seu nome para Green Day. Naquele ano a banda fez o lançamento independente do seu primeiro EP (“1000 Hours”), que foi bem recebido na cena punk. Logo, o grupo assinou contrato com um selo local independente, a “Lookout! Records”. Eles acabaram lançando mais 2 EPs (“39/Smooth” e “Slappy EP”), que mais tarde se transformou no 1º álbum (“1,039 / Smoothed Out Slappy Hours”), que foi uma mistura dos 3 primeiros EPs após ter assinado com a Lookout. Logo após o lançamento deste CD, “Al Sobrante” teve que deixar a banda para cursar a faculdade, pois ter que viajar com a banda estava atrapalhando os estudos, e em seu lugar entrou para assumir a bateria Tré Cool (“Frank Edwin Wright III”), que era amigo de “Lawrence Livermore” (vizinho de Tré Cool e fundador da gravadora Lookout! Records). Tré era professor de bateria de Al Sobrante, e também tocava na banda “The Lookouts”, montada por Livermore, quando Tré já tinha 12 anos.Hoje em dia,Tré é considerado o 98º melhor bateirista do mundo.

Através do começo dos anos 90, o Green Day começou a arranjar fãs, e acabaram conseguindo ainda mais com o lançamento do segundo álbum, “Kerplunk”, de 1991, que incluiu as 4 músicas lançadas no 1º EP (Sweet Children). O sucesso de Kerplunk na cena underground chamou a atenção de grandes gravadoras, (buiú thithick) devido aos hits “2000 Light Years Away” e “Christie Road” . A banda acabou decidindo assinar com a “Reprise Records”, que na época fez a proposta mais baixa, mas dava maior liberdade para eles. A estréia do Green Day num selo grande foi com “Dookie”, lançado em 1994. Seu primeiro single foi “Longview”, mas depois o álbum continuou ganhando forças, com o lançamento do segundo single, “Basket Case”, que ficou 5 semanas no topo das paradas americanas. No final do verão a banda roubou o show no Woodstock 94, o que ajudou a aumentar as vendas do Dookie. Na época que o quarto single, “When I come Around”, começou sua estadia de 7 semanas como número 1 nas paradas, no começo de 1995, o Dookie já tinha vendido mais de 5 milhões de cópias só nos EUA. Acabaria chegando as 8 milhões nos EUA e 12 milhões no mundo todo.O Dookie também ganhou o Grammy de melhor performance de música alternativa de 1994.

Logo após Dookie, a banda lançou seu quarto álbum, “Insomniac”, em 1995. Durante o verão eles alcançaram o número um de novo com a música “J.A.R.”, uma contribuição para a trilha sonora do filme “Angus”. Insomniac começou vendendo bem, entrando nas paradas americanas e vendendo mais de 2 milhões de cópias na primavera de 1996. Mesmo assim, nenhum de seus singles, nem mesmo a preferida das rádios “Brain Stew / Jaded”, foram tão populares quanto os de Dookie. Na Primavera americana de 1996, o Green Day repentinamente cancelou sua turnê européia alegando esgotamento e exaustão total.

Após o cancelamento a banda passou o resto do ano descansando e escrevendo material novo. O resultado final foi o que muitos chamam de melhor álbum deles, “nimrod”. Ele foi bem recebido pela maioria de críticos e fãs. O álbum vendeu 80000 cópias só na primeira semana, e chegou à décima posição na Billboard. O primeiro single do nimrod foi “Hitchin”™ A Ride”. O single chegou ao quinto lugar nas paradas e teve muitas exibições no canal Much Music. O próximo single que seria lançado pela banda não chegaria ao primeiro lugar (sua melhor posição foi a de #2), mas agora é, provavelmente, uma das músicas mais conhecidas do Green Day. Com Billie Joe tocando violão e no vocal, “Time Of Your Life” foi o single que o Green Day mais vendeu. A música foi usada até mesmo no último episódio do seriado de TV Seinfield (que teve o último capítulo de maior audiência até hoje na história da TV). Além de Seinfield, a música também foi tocada no seriado ER (plantão médico) em dois episódios diferentes. Nimrod vendeu cerca de 2 milhões de cópias, o menor número de vendas totais dos álbuns do Green Day lançados por uma grande gravadora, mas provavelmente deu mais respeito à banda do que eles tinham ganhado com Dookie ou Insomniac. A banda também melhorou bastante sua performance ao vivo, ganhando inclusive o prêmio de “Melhor Performance ao Vivo”, da revista “Kerrang”.

Depois de quase 2 anos desaparecidos, voltaram no final de 1999 tocando no “Bridge School Benefit Concert” (um show beneficente), sua primeira performance acústica ao vivo.O Green Day começou a gravar o cd seguinte Ele se chamaria “Warning”. No começo do processo de gravação, a banda decidiu despedir o novo produtor, “Scott Litt”, e produzir o álbum sozinhos, sendo esta a primeira vez desde Kerplunk que “Rob Cavallo” não produzia um álbum do Green Day. Após terminar a gravação, o Green Day decidiu fazer algo que não tinham feito, participando da “Vans Warped Tour” de 2000. Eles fizeram shows fantásticos e trouxe mais fãs para a tour do que em qualquer outro ano na história da turnê (o show deles de Toronto trouxe 7.000 fãs a mais do que no ano anterior). Warning foi lançado no outono de 2000, e é de longe o álbum mais pretensioso da banda até hoje. Apenas 4 semanas após o lançamento de Minority, ficou no topo da parada da “Billboard”™s Modern Rock”.

Depois do Warning, lançaram uma coletânea de hits, chamada “International Superhits”. O álbum conta com todos os hits do Green Day pela Reprise Records

Nos meses de Abril, Maio e Junho de 2002, participaram de uma turnê chamada “Pop Disaster Tour”, que contou com as presenças de “Blink 182″, “Saves The Day” e “Jimmy Eat World”. Foram 45 shows pelos Estados Unidos e Canadá, abertos pelas bandas Saves The Day e Jimmy Eat World, com o Blink 182 fechando todos os shows, mas foi o Green Day que roubou a cena e agitou o público.

Em Julho de 2002, resolveram lançar todas suas B-Sides num CD, chamado “Shenanigans”. Tratam-se de músicas gravadas ao longo de sua carreira na Reprise Records, que foram lançadas apenas em singles. Para muitos, músicas desconhecidas e raras. O CD conta com 15 faixas, onde uma delas é a inédita “Ha Ha You”™re Dead”.

Depois de 4 anos sem lançar um album com musicas inéditas, a banda retornou muito mais séria e inovando seus conceitos musicais.E em setembro eles surgiram com o album “American Idiot”, totalmente voltado para guerra contra o Iraque e o Governo George W. Bush, que em 2003 iniciou a invasão do mesmo.

Musicalmente, voltaram com sonoridades diferentes e muito mais categóricas, com as musicas “Jesus of Suburbia” e “Homecoming” que trouxeram a tona a Opera Punk, projecto parecido com a primeira Ópera-rock da história, Tommy, disco da banda britânica The Who (forte influência para o Green Day).

O CD debutou em 1° na billboard e há quem fale que este é o CD da decada e até mesmo do século. E há comparações com Sgt. Peppers dos Beatles que foi para os críticos o melhor album da história da musica.

No ano seguinte a banda se consolidou como uma das mais poderosas do cenário mundial. ganhando o Grammy de melhor Album de Rock e sendo indicado em 8 categorias. Apesar de apenas um troféu, bandas como U2 já se curvavam diante do verdes.

No mesmo ano, foram premiados em dezenas de prêmios pelo mundo e prêmios importantes como a Billboard, Rolling Stone, Kerrang e MTV VMA, sendo o grande vencedor com 7 prêmios dos 8 disputados.

Em 2008, a banda surgiu com um projeto paralelo chamado Foxboro Hot Tubs deixando vários fãs com uma pulga atrás da orelha. Em 2009, o grupo finalmente concluiu o novo disco, 21st Century Breakdown. “˜”™Fomos mais criativos neste último álbum”™”™ diz Billie sobre o projeto. O primeiro single do disco é “˜”™Know Your Enemy”™”™ que já esta nas paradas de todo o mundo.