Cidade das Artes recebe pela 1° vez o tradicional Ano Novo Chinês

 

Evento vai ocorrer pela primeira vez na Barra da Tijuca | Foto: Divulgação

Esse ano a cidade do Rio de Janeiro será palco da segunda edição de comemoração do Ano Novo Chinês (Ano do Cachorro) e da Semana da Cultura Chinesa no Rio.

Em 2017 o festival foi realizado na Lapa. Já em 2018 será realizada logo após o Carnaval, dias 15 e 16 (16h às 22h), 17 (12h às 22h) e 25 de fevereiro (das 18h às 20h) e será na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca.

E como atração especial do evento, pela primeira vez no Brasil, haverá participação do Grupo Artístico Cultural de Guiyang, da província de Guizhou. Região com maior concentração de etnias chinesas, cerca de 48. E palco de grandes festivais culturais da China – mais de mil por ano.

Com este celeiro de artistas de Guiyang que a Cidade das Artes receberá este grupo, mostrando pela primeira vez no Brasil a “Dança artística com tambores de madeiras”, considerada como um Patrimônio Cultural da China.

Espetáculo do Grupo Artístico Cultural de Guiyang

O espetáculo é dividido em oito partes, com as seguintes etapas:

1) “Dança artística com tambores de madeiras” – Dança e performance acústico
Performance inspirada na cultura étnica da província de Guizhou, na qual a ação de dançar ao som da batida do tambor é uma atividade de adoração à natureza e aos seus antepassados. É considerado como um patrimônio cultural da China. (Dança)

2) “Canto das folhas” – Performance acústico

O assobio das folhas é muito praticado pelos jovens do grupo étnico Miao sendo considerado como uma forma de transmitir amor e carinho mútuo. (Instrumentos musicais)

3) “Tingir o céu de vermelho” – Performance feminina

Por meio da dança cultural étnica originária da província de Guizhou podemos perceber a grandeza da passagem da puberdade de uma bela menina para a maternidade. (Dança)

4) “Dança do sino” – Performance masculino

É uma espécie de dança realizada pelos guerreiros do grupo étnico Yi da província de Guizhou para representar as técnicas praticadas nos rituais de sacrifício. (Dança)

5) “Você é como uma flor” – Canção em dueto

A canção de amor cantada pelos jovens do grupo étnico Miao é considerada uma forma de intensificar os sentimentos de amor, carinho e parceria entre eles, favorecendo o entendimento mútuo, a reunião e a conversação. (Canção)

6) “Dança nacional” – Show interativo

Convida todos os presentes a participar de uma dança sob estilo da cultura minoritária étnica de Guizhou e a experiência de tocar o famoso instrumento de sopro da região. (Dança)

7) “Mulheres prateadas de Miao” – Performance feminina

Os bordados feitos pelas mulheres do grupo étnico Miao é considerado na China como um dos tesouros nacionais. Durante as comemorações do festival da Primavera na província de Guizhou, as mulheres desfilam com grandiosos vestidos tradicionais e junto a elas, os ornamentos feitos de prata originados da região do povo Miao. (Dança)

8) “Brinde” – Dueto de dança

Na grande festa da recepção de boas-vindas, em Guizhou, a cerimônia mais esperada pelo povo Miao é o momento em que todos os presentes fazem o brinde em conjunto. No ato da celebração é utilizado um chifre de boi para transformá-lo em uma taça de vinho para brindar todos os convidados e desejando-os paz e felicidade para todo o sempre. (Dança)

Guizhou

Localizado no sudoeste da China, esta província é adjacente a Sichuan e Chongqing ao norte, Yunnan ao oeste, Guangxi ao sul e Hunan a leste. É um lugar pitoresco com abundantes locais cênicos naturais e culturais. Muitas minorias étnicas chinesas vivem nesta terra há séculos. Os visitantes dessa área não só podem apreciar várias atrações, mas também descobrir os costumes e culturas populares ricas e distintas dos diferentes grupos étnicos.

Esta província é o lar de 48 grupos étnicos da China – segunda com maior concentração, após a província de Yunnan. Cada grupo étnico desenvolveu seus próprios costumes e culturas únicas, com hábitos de vida simples e originais, em moradias com estilos arquitetônicos exclusivos e vestimenta em trajes exóticos e coloridos. Mais de 1.000 festivais são celebrados por grupos étnicos a cada ano em Guizhou. Os festivais mais famosos incluemSanyuesan Festival e Sister’s Meal Festival na primavera, Liuyueliu Festival no verão e Shui New Year Festival no outono.

INFORMAÇÕES GERAIS

DATAS

15/02 a 25/02

HORÁRIOS

Quinta 15/02 | Praça Coberta | 16h às 22h

Quinta 15/02 | Grande Sala | 19h às 20h30

Sexta 16/02 | Praça Coberta | 16h às 22h

Sábado 17/02 | Praça Coberta | 12h às 22h

Domingo 25/02 | Grande Sala | 18h às 20h

*Serão cobrados ingressos apenas para os acontecimentos na Grande Sala

*Os acontecimentos na Praça Coberta serão com Entrada Gratuita

LOCAL

Cidade das Artes

SALA
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA

Livre

PREÇOS

Meia Grande Sala : R$ 20,00

Inteira Grande Sala : R$ 40,00

 

→ Saiba toda a agenda da Barra da Tijuca

Fique por dentro de todas as novidades do bairro

Acompanhe os principais destaques da Barra