Cidade das Artes promove encontros artísticos para crianças

As atividades são livres e abertas ao público. A entrada e saída são livres. | Foto: Divulgação

Os pais que desejam proporcionar atividades culturais aos filhos vão encontrar na Cidade das Artes uma boa pedida para essas férias.

Isto porque o espaço público realiza neste sábado (28/01) uma programação gratuita para a criançada.

Na ocasião, as famílias poderão acompanhar e participar de diversos de encontros de arte. Serão diversas atividades para promover o contato com a natureza, trabalhos manuais e brincadeiras.

Confira abaixo a programação do dia 28

14h às 18h – MÚSICA E MOVIMENTO / MÚSICA BRINCANTE COM MONIQUE DESIDERIO

Um dia para viver experiências sonoras, danças, instrumentos e ritmos da cultura brasileira. Brincadeiras musicais tradicionais da infância, através de dinâmicas utilizando o corpo e a voz.

Atividades livres, abertas ao público. Entrada e saída livres. Além da banda, uma cesta com instrumentos musicais, objetos sonoros e cênicos estarão disponíveis para uso livre do grupo.

Monique Desiderio Especialista em Educação Musical pelo Fórum Latino americano de Educação Musical (FLADEM Brasil). Especialista em Educação Infantil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC rio). Graduada em Licenciatura Plena em Música pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EM/UFRJ). Professora de Música e musicista com atuação em escolas públicas e privadas do Rio de Janeiro. A partir de vivências apoiadas na abordagem Orff-Schulwerk desenvolve a musicalidade de crianças e adultos apresentando em sua prática elementos da cultura popular brasileira, criação coletiva de arranjos rítmico-corporais através da exploração sonora do corpo e de materiais sonoros diversos.

14h –  Ê BOI (duração 50min)

A narrativa do Bumba meu Boi, enquanto festejo da cultura popular brasileira, contada, cantada e encenada pelos visitantes presentes na Oficina. Uso de objetos cênicos e instrumentos livres.

15h e 16h BRINCADEIRAS MUSICAIS  (50min cada sessão).

Brincadeiras musicais tradicionais da infância, através de dinâmicas utilizando o corpo e a voz. A energia da roda de ciranda enquanto brinquedo popular da cultura brasileira e de diversos povos.

17h – BAILINHO (duração de 50min)

O uso da voz, através da magia do canto coletivo, do corpo em movimento e da dança enquanto fonte de energia e boas vibrações.

14h às 18h INSTALAÇÃO SONORA E ESTAÇÕES “FAÇA VOCÊ MESMO SEU INSTRUMENTO

Um mundo de parafernálias para o público experimentar um novo jeito de fazer música e criar o seu próprio instrumento.

16h às 18h “OFICINA DE DANÇAS POPULARES” com Rio Maracatu

Aula de dança abordando a dança popular brasileira, aprendendo as técnicas e os movimentos básicos da vivência do folguedo, que pode ser o Maracatu de Baque Virado ou Coco de Roda.

O Rio Maracatu é um grupo fundado em 1997 no Rio de Janeiro, nascido da união de músicos pernambucanos e cariocas para resgatar e valorizar uma parte importante da nossa rica cultura musical. A partir do Maracatu de Baque Virado, tradição da cidade do Recife, o grupo desenvolve um trabalho de pesquisa e execução de ritmos, cantos e danças tradicionais brasileiras, como a Ciranda, o Coco e o Ijexá, além do Maracatu.

O Rio Maracatu é um eixo ativo do amplo movimento de retomada e renovação do Carnaval de Rua Carioca, tendo como parceiros naturais de trabalho grupos como Jongo da Serrinha, Cordão do Boitatá, Céu na Terra, Monobloco, entre outros. Hoje, graças a esse movimento, o Rio de Janeiro reconquistou uma tradição que estava se perdendo. União do grupo com os alunos de percussão e dança, formados nas suas oficinas. Sua formação pode variar de acordo com os eventos.

Serviço

Data: 28/01

HORÁRIOS Sábado – 14:00 ás 18:00

LOCAL: Cidade das Artes

SALA: Cidade das Artes

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: Livre

Entrada franca

Acesse as novidades da Barra da Tijuca

→ Fique por dentro da agenda da Barra e arredores