Dicas de segurança para crianças e adolescentes na Internet

Categorias:

Descrição:

seguranca-crianca-internet

Há algum tempo venho percebendo claramente que cada vez está mais difícil controlar os caminhos e a propagação do conteúdo que é disponibilizado on-line. Sabemos até a origem do conteúdo, mas nunca vamos realmente saber os seus destinos. Conteúdo no singular e destinoS no plural.

Os jovens têm muita facilidade em aprender a dominar ferramentas de tecnologia, mas muita dificuldade de entender os reais limites. Ferramentas nunca terão limites mas a fronteira do pessoal e particular para o publico e notório sim. Com isso tenho visto crianças inocentes se expondo e se exibindo, tentando ser o que não são em sites como Facebook, Formspring, Twitter, Orkut, etc. Cada dia tem um site novo, uma nova “tentação”

Todo cuidado é pouco, nem sempre a vida é justa, as vezes passamos o tempo todo atravessando no sinal, e um dia, somente um dia, atravessamos fora dele, e somos atropelados.

O CEO da Google, Eric Schmidt sugeriu recentemente que em breve(em breve para a Google, é tipo amanhã) muitos jovens vão ter que mudar o seu próprio nome para esconder erros e irresponsabilidades de ações e conteúdo que tenham publicado ou cometido na infância e adolescência, temos como exemplos publicação de vídeos no YouTube, e-mail enviados, fotos publicadas, comentários em sites, blogs,  redes sociais, etc.

Resumindo se seu filho ou filha cometer algum erro, isso vai ficar marcado como uma tatuagem para sempre e poderá refletir em sua vida profissional e pessoal de uma forma que não se pode imaginar.

Aqui estão 7 dicas para pais e filhos: 7 ? Me pareceu um bom numero….

– Nunca deixe que filmem ou tirem fotos de você em ambientes ou situações intimas.

– Não exponha em nenhum site seus dados pessoais (aonde mora, estuda, nome completo, profissão dos pais, fotos, vídeos, rotina de atividades, etc.)

– Não utilize ou empreste computadores ou celulares de terceiros, seu computador e celular são de uso pessoal como sua escova de dente.

– Pense muito antes de compartilhar um pensamento, imagem ou uma idéia em algum site, lembre-se, a partir desse momento ela não é mais sua e passa ser nossa.

– Não busque por milhões de colegas virtuais, busque por poucos, mas verdadeiros amigos reais.

– Nem sempre a pessoa do outro lado é realmente o que você está vendo, lendo ou ouvindo.

– O Google não é o seu pai ou filho, por isso as melhores perguntas e respostas sempre vão surgir em uma conversa frente a frente.

Fora isso, muita atenção, repetição, dialogo e um pouco sorte para o futuro!

* Não é uma corrente, e sim um conteúdo importante e relevante, quem quiser pode encaminhar para os amigos e filhos.

Por: Celso Fortes

http://twitter.com/celsofortes

» ver telefone

* Ao ligar, informe ter visto o telefone no Portal Barra da Tijuca

Busca Bairro