O que é água Alcalina

Segundo a ciência, a dieta não afeta o equilíbrio ácido-básico do corpo. A teoria da dieta alcalina diz que proteínas de origem animal, doces, álcool e refrigerantes fazem seu corpo mais ácido, enquanto o hortifruti o torna mais alcalino. Sim, temporariamente, aí entram os nossos supereficientes sistemas tampão, e a cinza ácida é excretada através da urina e da respiração. Assim, o pH do sangue continua estável, ligeiramente alcalino, em torno de 7,4.

Agua Barra da Tijuca

Agua Barra da Tijuca

Água é essencial para a vida, isto é fato. E a água alcalina? Traz benefícios para a saúde? Inúmeros artigos e poucos estudos sugerem que ela pode aliviar o refluxo ácido, reduzir a gordura corporal e o colesterol, melhorar a saúde óssea e neutralizar a acidez no sangue. A água da torneira é neutra, com pH 7. Para a água ser alcalina, seu pH deve estar acima de 7, podendo chegar a mais de 9. A água do mar, por seu alto conteúdo mineral, tem pH alcalino, em torno de 8.
Como a água comum tem pH neutro, ela precisa ser alterada para ficar alcalina. Há duas maneiras principais: por ionização/eletrólise e pela adição de minerais alcalinos. Os ionizadores processam a água (H20), quebrando-a em moléculas de hidrogênio e oxigênio, e depois removem uma boa parte do hidrogênio, que é acidificante, elevando o pH da água. Para alcalinizar a água, também podem ser adicionados eletrólitos alcalinos, como bicarbonato, silício, magnésio, potássio e cálcio, imitando a água mineral presente na natureza, rica em minerais provenientes de rochas e naturalmente alcalina. Veremos a seguir benefícios e contraindicações da água alcalina.

Dra Tamara MazarackiMédica Ortomolecular na Barra da Tijuca