Valores da nossa vida

valores

Dados estatísticos apontam que a doença mais comum em 2020 poderá ser a depressão e estudos comprovam que a grande parcela de responsabilidade por esses dados se dão por causa de valores desajustados(FGV).

Valores são os pilares de nossas vidas: família, segurança, integridade, ética, cooperação, liberdade entre outros.

Ter consciência dos reais valores  que se tem requer um trabalho de autoconhecimento.

A grande importância de conhecer os valores  é que nos possibilita a fazer escolhas acertadas, das quais teremos orgulho de assumir a responsabilidade de tê-las feito.

São os valores que impulsionam nossas atitudes.

Muitas vezes, por falta de consciência de seus valores,as  pessoas são levadas a fazer o que outras pessoas sugerem e , geralmente, a consequencia é a insatisfação e o sentimento de missão não cumprida.

A partir do conhecimento dos valores é que podemos, inclusive, conhecer nossa missão de vida e aqui, missão não tem nenhuma conotação religiosa e ,sim, uma visão sistêmica da vida: o que vim fazer nessa vida? qual o meu papel?de que maneira poderei contribuir  para um mundo melhor? no que e onde quero trabalhar para facilitar a realização do meu propósito maior?

Hoje em dia, muitos jovens, da chamada Geração Y (  nascidos a partir de 1980) já conscientes de seus valores, procuram empregos em empresas que com as quais se identifiquem, que respeitem o que para eles é fundamental : qualidade de vida, empresas ecologicamente corretas,que lhes possibilite ter uma visão de futuro entre outras coisas que lhes são importantes.

“Hoje, o funcionário olha o desenvolvimento pessoal e profissional,o ambiente de trabalho e, por último, o salário.”afirma Américo Garbuio Jr.

Ao mesmo tempo as empresas, também, estão em busca de pessoas que tenham valores compatíveis aos seus porque é sabido que pessoas com valores alinhados aos da empresa trabalham felizes, se realizam, sentem-se engajadas  e,consequentemente, produzem mais.

Enfim, são os Valores que nos possibilita a escolha do caminho a seguir e nos orienta para o futuro que desejamos.

Quais são os seus???

Lenora de Oliveira
lenora@barracoaching.com.br