Tomar Vitaminas e Suplementos sem orientação pode fazer mal

vitaminas

Quem diria. Até um vidrinho com inocentes e nutritivas pílulas pode fazer mal quando administrado erroneamente. Estamos falando dos suplementos vitamínicos. Segundo o geriatra Eduardo Gomes de Azevedo, diretor da rede de Clínicas Anna Aslan é preciso ter cautela com as vitaminas. As lipossolúveis ““ solúveis em gordura: A, D, E, K ““ se depositam no organismo, ao contrário das solúveis em água ““  como as do complexo B e C ““  que são eliminadas na urina.

“Doses altas dos dois tipos são capazes de intoxicar o organismo e os sintomas são muito parecidos com os da deficiência desses micronutrientes. A melhor medida é procurar orientação antes de tomar qualquer vitamina, elas só devem ser incorporadas à dieta, a partir de uma indicação médica e em quantidades adequadas”. Eduardo afirma ainda que doses exageradas podem causar danos sérios, como sangramentos e distúrbios neurológicos.

Então quem pode tomar? “Porções diárias de vitaminas podem atender às carências nutricionais dos indivíduos saudáveis de ambos os sexos”, diz o especialista. Por essa razão, as DRIs  ““  abreviatura da sigla inglesa que significa ingestão dietética de referência, do Instituto de Medicina dos Estados Unidos ““  servem para determinar o consumo adequado de vitaminas a ser ingerida por praticantes de atividades físicas, de acordo com a sua faixa etária.