Hábitos alimentares para crianças e adolescentes.

83585964

Diante de tantos apelos da midia e as dificuldades do dia a dia, fast ““foods em cada esquina, fica cada vez mais difícil para os pais estabelecer bons hábitos alimentares na infância  propiciando  cada vez mais freqüente disturbios alimentares e a agravos na saúde da criança devido a má alimentação.

Dra Ana Patrícia Almeida , pediatra que atua em Vilas do Atlântico, recomenda uma maior atenção a este importante aspecto da vida da criança e sugere algumas orientações para os pais,  para a criança e o adolescente frente sua alimentação e a criação de novos hábitos:

1. Evitar longos períodos de jejum pois a omissão de refeições provoca fome incontrolável nas refeições básicas, o que não contribui para a perda de peso.

Aconselha-se 3 refeições básicas (café da manhã, almoço e jantar) e 2 lanches (manhã e tarde).

2. Nos lanches, sempre que possível, utilizar frutas ou suco integral (s/ açúcar) de frutas.    Descobrir frutas que goste para alimentar-se nos intervalos das principais refeições

Evite utilização diária de biscoitos, doces, salgados (estes devem ter dias estabelecidos)

3. Procurar mastigar mais devagar os alimentos, sentindo o sabor. Quem come rápido tem a tendência de comer maior quantidade de todos os alimentos;

4.  Procurar diminuir a quantidade dos alimentos mais calóricos como: bolos, refrigerantes, pizza, massas, salgados, doces, amendoim, chocolates, maionese, creme de leite, salgadinhos, tortas, doces, outros. Consumir esses alimentos em dias e horários pré-estabelecidos:

5. Retirar a gordura aparente das carnes brancas e vermelha; substituir alimentos como leite e queijos, por desnatados

6. Evitar o consumo diário de embutidos (salame, salsichas, presuntos);

7. Substituir manteiga pelo creme vegetal com pouco sal;

9.Introduzir alimentos com cereais integrais.

10.Evitar beber líquidos durante as refeições (água, refrigerantes ou sucos). Use 30 minutos antes ou 1 hora após;

11. Praticar  atividade física 2 a 3 vezes na semana.

Dra Ana Patrícia Almeida