ESTRESSE “O GRANDE VILÃO”?

O estresse é um componente da vida moderna e está cada dia mais presente, sendo  muitas vezes um aliado na superação de desafios, porém, cronicamente, pode causar graves danos para a saúde física e mental.

O estresse, seja ele de natureza física, psicológica ou social, é composto de um conjunto de reações fisiológicas que se exageradas em intensidade ou duração podem levar a um desequilíbrio no organismo. A reação ao estresse é uma atitude biológica necessária para a adaptação a situações novas.

Quando o estresse se torna negativo? Isso acontece quando já não é mais possível lidar com os fatores estressantes aos quais estamos expostos diariamente, tais como: excesso de trabalho e de compromissos, trânsito, falta de segurança, problemas financeiros, problemas de relacionamento etc. Essa incapacidade de se adaptar ao estresse, normalmente, poderá vir acompanhada de doenças cardiovasculares, gástricas, dermatológicas, de alterações de humor, distúrbios sexuais, depressão, ansiedade, insônia entre outros.
No momento em que o estresse causa uma série de prejuízos físicos e psíquicos, é muito importante a busca por um tratamento. O tratamento psicológico (psicoterapia), além do acompanhamento médico, é muito indicado para que o indivíduo possa aprender a lidar melhor com isso.

É importante lembrar que eliminar o estresse é uma impossibilidade, porque ele faz parte constitutiva da nossa vida. Devemos, portanto, é aprender a administrá-lo de forma com que possamos ter qualidade de vida. Não existe fórmula mágica, cada pessoa, com a ajuda de um psicólogo, deverá encontrar a sua forma para minimizar o impacto desse “grande vilão” no seu dia-a-dia.

Respeitar os seus próprios limites, se permitir ter prazer no lazer, exigir menos de si mesmo e dos outros, levar a vida e os problemas um pouco menos a sério, dar o valor devido às situações desagradáveis, tudo isso poderá ajudar bastante a conviver melhor com o estresse, impedindo que o indivíduo adoeça.

Por M. Cristina  S. S. Bastos
Psicóloga clínica e psicanalista ““ CRP 05/16799
Consultório: (21) 2132 7397 / Celular: (21) 9903 8522
E-mail: cristinabastos@hourclinic.com