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Mantendo a saúde no Verão

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Por: Patricia Perusin

O verão chegou e sabemos que nessa estação os dias são mais longos e mais quentes. Com o aumento das temperaturas mudanças ocorrem no meio ambiente, e em nós seres humanos. Nosso corpo sente muito com as mudanças do clima. Conversamos com o Dr. Carlos Frederico que nos deu algumas dicas de como manter a saúde e o corpo bem no verão.

“Nesta época do ano, devemos evitar refeições pesadas como feijoadas, cozidos incrementados, etc. Recomendo o consumo de líquidos em geral, de preferência na forma de sucos naturais (da fruta) e água, pois com o calor, a sudorese aumenta bastante, o que pode provocar a desidratação.”

Corpo “sarado” não é sinônimo de saúde. A preocupação com a forma física ainda é considerada mais importante do que a saúde para grande parte da população, assim continuamos a ver na televisão, jornais e internet as chamadas dietas milagrosas (ex: dieta do chá, sopa, abacaxi, da lua, etc.). Temos que ficar alertas, pois a preocupação com a saúde deve ser constante, durante o ano todo. Não é porque no inverno nosso corpo estará coberto por roupas mais grossas que devemos nos descuidar, ou melhor, abusar da nossa saúde.

Listamos algumas dicas sobre alimentação (principalmente agora) no verão:

* Os alimentos que são ricos em carboidratos complexos, como os cereais integrais, frutas, verduras, arroz, feijão e batata, são uma ótima fonte de energia e ajudam a regular a quantidade de açúcar no sangue. Evite o consumo de açúcar e doces em geral, pois eles são absorvidos rapidamente, elevando em picos a quantidade de açúcar no sangue, o que não é recomendável. (café, refrigerante, etc.)

* Dê preferência a carnes grelhadas ou assadas, pois elas fornecem menos gorduras e, conseqüentemente, menos calorias. Dessa forma, evitam o ganho excessivo de peso.

* Evite alimentos ricos em gorduras, como manteiga, creme de leite, margarina, bacon, óleo vegetal. Além disso, mantenha distância de petiscos e aperitivos calóricos (os famosos “tira-gostos”, como o amendoim, salgadinhos industrializados, condimentados e batatas fritas). Uma opção é substituí-los por legumes temperados e cortados (como pepinos, etc) ou queijo branco temperado com azeite e orégano.

* Sanduíches naturais são deliciosos, porém não substituem uma refeição e devem ser preparados na hora que forem consumidos. Eles podem ser uma opção nos lanches durante a manhã e à tarde, como acompanhamento aos sucos.

* Os alimentos ricos em vitamina C têm propriedades antioxidantes e ajudam a manter a pele saudável, combatendo os radicais livres. Recomenda-se a ingestão de frutas cítricas (acerola, kiwi, laranja, limão, maracujá e morango) e vegetais verde-escuros (agrião, brócolis, couve, espinafre, rúcula).

* Respeite aquela vontade irresistível de tomar sorvete, mas escolha os sorvetes à base de frutas ou frozen yogurte, sem coberturas, caldas e outras delicias.

* Lembre-se que sua saúde é o mais importante, por isso não a sacrifique aderindo a dietas milagrosas que colocam em risco o seu bem estar. Invista na reeducação alimentar.

* O mais importante é não esperar sentir sede para então ingerir líquidos. A sensação de sede ocorre quando já existe a desidratação, portanto o ideal é ingerir líquidos ao longo do dia, de preferência gelados pois são absorvidos mais rapidamente.

* Lave bem verduras, legumes e frutas, utilizando água tratada ou então fervida. Eles podem ser mantidos durante uma hora em uma mistura contendo água e algumas gotas de hipoclorito de sódio ou vinagre, com enxágüe adequado depois. Atenção para a conservação das carnes e, principalmente, de peixes.

* Consuma à vontade legumes, verduras e frutas. Eles são de fácil digestão e causam menos aquela sensação de empachamento que pode comprometer sua disposição paras as atividades. As saladas cruas são excelentes opções para a obtenção de energia de forma leve e saudável, além das vitaminas e minerais, que são importantes para a prática de exercícios. As saladas devem ser temperadas com azeite, vinagre e limão. Importante: a maionese pode ser perigosa nessa época do ano, pois contém ovos crus, foco de contaminação de bactérias, favorecendo a ocorrência de diarréia.

Procure se informar melhor antes de realizar algo que afete a sua saúde, mesmo que a conseqüência seja só daqui alguns anos.

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