Guardas municipais terão novo uniforme

 

Guardas estarão com novo uniforme a partir desse fim de semana | Foto: Divulgação/Léo Araújo

Os guardas municipais do Grupamento Especial de Praia (GEP) usarão novo uniforme, nas cores azul e preta, a partir deste sábado, dia 5 de agosto.

O patrulhamento será na orla das zonas sul e oeste da cidade. A mudança foi realizada para dar mais visibilidade aos guardas que atuam na areia, facilitando a localização por banhistas. Com camiseta azul clara, bermuda preta e chapéu do tipo australiano também de cor preta, o uniforme substituirá o antigo modelo nas cores bege e branco.

– Percebemos a necessidade de mudar no dia a dia do serviço operacional. O uniforme antigo era muito claro e não se destacava na areia. Agora eles terão maior visibilidade com a camisa azul clara. O novo modelo será bom para os guardas e também para a população, que poderá ver as equipes com mais facilidade, principalmente no verão quando as praias estão lotadas – destacou a inspetora geral Tatiana Mendes, comandante da Guarda Municipal.

Além dos benefícios para a rotina operacional do GEP, o novo uniforme também levou em consideração o conforto e o bem-estar do efetivo, que atua diariamente nas praias do Leme ao Pontal. Foram escolhidos tecidos leves, que facilitam a transpiração e foi mantido o chapéu no formato australiano, que dá maior proteção contra os raios solares.

O GEP atua exclusivamente na faixa de areia de forma estratégica e especializada, tendo como foco a orientação de banhistas sobre as posturas municipais (como a proibição de cães na areia e de práticas esportivas em horário irregular) e a coibição de pequenos delitos, como roubos e furtos.

A equipe também presta auxílio aos banhistas em casos de crianças perdidas, que costumam ser enviadas para as tendas operacionais. As tendas também passaram por reformulação no verão passado e já possuem a cor azul ampliando a visibilidade na areia.

Fique por dentro de todas as novidades do bairro

Acompanhe os principais destaques da Barra