Downtown prepara expansão subterrânea e passarela para o metrô

Shopping completa 20 anos em 2018 e vai investir R$ 75 milhões em projetos de expansão e revitalização.| Foto: Divulgação

Prestes a completar 20 anos de história, um dos shoppings mais tradicionais da Barra da Tijuca vai mudar.

Entre as novidades estão na criação de uma passarela até a estação Jardim Oceânico, do Metrô Rio, um novo espaço de alimentação chamado de DOWNTOWN GOURMET e a recuperação total da iluminação local.

– Com a chegada do metrô a Barra da Tijuca, o Downtown construirá uma passarela de pedestres que dará acesso direto da estação Jardim Oceânico, do Metrô, ao empreendimento. A ideia é trazer conforto, acessibilidade e segurança, para clientes, ciclistas e portadores de necessidades especiais às duas margens do Canal de Marapendi. O local será entregue urbanizado e iluminado – aponta o comunicado da assessoria de comunicação do shopping.

Primeiro condomínio “lifestyle” do Rio de Janeiro, o complexo possui mais de 200 mil m² de área construída e recebe uma média de 35 mil/dia.

Alvo de muitas críticas devido a iluminação deficitária, o Downtown promete que vai oferecer uma resposta ecológica ao assunto.

De acordo com o síndico do Downtown, Paulo Oscar, além de trazer melhorias visuais, de segurança e de conforto, as reformas tiveram como grande foco a sustentabilidade.

– Pensamos em sustentabilidade em todos os sentidos, não só relacionado à Meio Ambiente, mas também em diminuição dos custos com manutenção e com energia elétrica, por exemplo – afirma.

Revitalização já em andamento

Banheiros já estão passando por renovação | Foto: Divulgação

Primeiramente, o foco das operações está na revitalização do Downtown. A transformação visará modernizar suas instalações.

Começou nas mudanças mais aparentes, como a reforma das fachadas, instalação de sistema de iluminação em LED, melhoria na acessibilidade e na circulação dos motoristas e nova comunicação visual.

O Downtown, também, vem tomando medidas para a segurança dos seus frequentadores.

O local recebeu um sofisticado sistema de CFTV, composto por 670 câmeras que privilegiam a área de circulação de pessoas, nas partes interna e externa dos blocos, visualizadas numa central de monitoramento que funcionará continuamente.

Preocupados em sempre atender as necessidades dos seus clientes, o empreendimento inaugurou, neste último ano, um banheiro família, e reformou todos os banheiros da praça de alimentação.

Novas luminárias de sistema LED foram instaladas nos postes do empreendimento.

A iniciativa racionalizou o consumo de energia e melhorou em 100% a capacidade de iluminação do Downtown. Hoje, 99% das lâmpadas do empreendimento já são de LED.

Estacionamento

Outra novidade foi a instalação de um sistema de identificação eletrônico de vagas no estacionamento subterrâneo, o que facilita a localização de vagas disponíveis. O condomínio também reformulou seu estacionamento VIP.

A localização foi modificada e a estrutura renovada. Depois da instalação do novo VIP foi registrado aumento de 400% na sua utilização.

Hoje, segundo o comunicado do Downtown, a estrutura para a oferta do serviço está muito melhor posicionada e acessível aos clientes.

Para quem usa o serviço de taxi, também surgiram novidades: o ponto de taxi foi totalmente reformulado e o empreendimento não atua mais com cooperativa exclusiva, o que amplia o número de carros disponíveis.

Atualmente, a transformação está na etapa de retrofit interno dos 23 blocos do Downtown. O bloco 20 já foi entregue e até o fim do ano que vem todos os outros 22 também serão entregues.

Expansão no subsolo

 

A fim de atender aos anseios de seus clientes e condôminos, apurado em recente pesquisa, será criada uma área para lojas âncoras.

A expansão do Downtown vai virar realidade e será o ícone da comemoração dos seus 20 anos.

O projeto, que ficará no subsolo em frente ao bloco do Banco Bradesco, terá mais de cinco mil m² de área locada, com cinco lojas âncoras.

O arquiteto Eduardo Mondolfo, que já trabalhou com Oscar Niemeyer (1907-2012) e é autor de prédios conhecidos, como o do Shopping Leblon e o do Hotel Fasano, propôs uma cobertura verde, com o pé direito de 13 m, que dará maior visibilidade ao acesso, por escadas rolantes, ao subsolo. A ideia é dar leveza e favorecer luz natural.

Downtown Gourmet

Modernização do shopping ficará pronta em 2018 | Foto: Divulgação

Além da expansão e da revitalização, o Downtown está preparando mais uma novidade, um espaço privilegiado, numa de suas mais charmosas alamedas, especialmente voltado para gastronomia. A alameda ganhará o nome de Downtown Gourmet.

Ela já conta com a presença do australiano Outback e da casa de carnes Vamo, do Bistrô Brasil e dos restaurantes de comida japonesa Atlântico Sushi e Planeta Sushi.

O polo gastronômico reunirá em torno de 12 restaurantes, em uma área aproximada de dois mil m².

Será um lugar onde as pessoas terão o prazer em comer e degustar, e que promete ser o novo point da Barra da Tijuca.

Passarela para acessar o metrô em dezembro

Com a chegada do metrô a Barra da Tijuca, o Downtown construirá uma passarela de pedestres que dará acesso direto da estação Jardim Oceânico, do Metrô, ao empreendimento. A ideia é trazer conforto, acessibilidade e segurança, para clientes, ciclistas e portadores de necessidades especiais às duas margens do Canal de Marapendi. O local será entregue urbanizado e iluminado até o fim de 2017.

→ Saiba toda a agenda da Barra da Tijuca

Fique por dentro de todas as novidades do bairro

Acompanhe os principais destaques da Barra