Fórum ambiental reúne Dom Orani e autoridades no Bosque da Freguesia

Cardial do Rio de Janeiro estará presente no evento de sábado | Foto: Arquidiocese do Rio

Um fórum inédito em Jacarepaguá vai realizar o encontro neste sábado (22), a partir das 8h30 do cardeal arcebispo da igreja católica do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, o secretário municipal de Meio Ambiente, Rubens Teixeira e o superintendente regional de Jacarepaguá, Flávio Caland e outras lideranças locais.

O evento batizado de I Fórum do Meio Ambiente do Vicariato de Jacarepaguá acontecerá no Bosque da Freguesia e faz parte da Campanha da Fraternidade da Igreja Católica deste ano, que tem como tema “Biomas brasileiros e defesa da vida”.

O lema, de acordo com os organizadores é “Cultivar e guardar a Criação”.  Após a palestra “Desafios da Campanha da Fraternidade e Biomas de Jacarepaguá”, haverá o plantio de duas mudas de pau-brasil no Bosque da Freguesia.

Sobre o evento

O local receberá o fórum ambiental com autoridades, figuras religiosas e líderes locais | Foto: Divulgação

O I Fórum do Meio Ambiente do Vicariato de Jacarepaguá dá continuidade às ações propostas pela Arquidiocese do Rio de Janeiro para a Campanha da Fraternidade 2017. O evento é promovido pelos vicariatos Episcopal Jacarepaguá e o da caridade social.

O evento será realizado no Parque Natural Municipal Bosque da Freguesia, situado na Área de Proteção Ambiental da Freguesia, em Jacarepaguá, Rio de Janeiro, área de 310 mil metros quadrados, criada pela Prefeitura em 1992 e uma das poucas reservas florestais ou áreas voltadas ao lazer oficialmente protegidas ou tombadas por Lei na imensa região da baixada de Jacarepaguá.

O objetivo do fórum é promover o encontro de agentes de pastorais, religiosos, profissionais, pesquisadores, estudantes, juntamente com pessoas detentoras do conhecimento vivenciado, visando socializar os conhecimentos e experiências no campo da Ecologia Integral, propostas para uma cidade sustentável em meio à nova economia global.

Outra proposta do fórum é debater o papel central da educação ambiental na formação de valores na sociedade, considerando questões como sustentabilidade do planeta, globalização econômica e aumento da pobreza, decorrentes dos graves problemas ambientais enfrentados em todo o mundo. Outro objetivo é estimular que as comunidades e paróquias do vicariato possam criar núcleos da Pastoral da Ecologia nas paróquias da arquidiocese.

Além dos debates, está programada uma cerimônia de plantio de uma muda de pau-brasil, espécie nativa do bioma Mata Atlântica e abundante por ocasião da chegada dos portugueses ao Brasil em 1500.

O plantio homenageia o esforço de todos aqueles que lutam pela preservação do parque e de outros espaços como o das lagoas de Jacarepaguá e Barra da Tijuca.

Serviço:

Local: Parque Natural Municipal Bosque da Freguesia

Endereço: Avenida Tenente Coronel Muniz Aragão, 280, Jacarepaguá, Rio de Janeiro.

Entrada franca

→ Fique por dentro da programação da Barra da Tijuca

→ Saiba das novidades da região

→ Confira mais entrevistas com personalidades da Barra