Ceg deixa moradores da Barra sem gás há quase um mês

Moradores da Barra entraram na Justiça contra a Ceg; empresa alega falta de segurança / Foto: Banco de Imagens/Pixabay

Parece conto de Natal, mas as chaminés viraram um verdadeiro pesadelo para os dois blocos do prédio Sundeck, na Barra da Tijuca.

Ao contrário das típicas chaminés que facilitam a vida do bom velhinho, as saídas de gás do aquecedor da Ceg Rio trouxeram uma ordem de corte para 56 famílias da região.

O motivo é a norma regulatória 13103 da NBR-ABNT feita no ano de 2015 e que, entre outras especificações, obriga a todos a os usuários do sistema de gás para uso residencial a mudar os equipamentos para a posição vertical a fim de evitar acidentes com correntes de vento.

Cientes da mudança na regulação desde 2015, os condôminos foram em busca de técnicos credenciados pela Ceg para a adequação de todo o equipamento de gás no prédio.

Para a tranquilidade dos moradores, os especialistas apontaram que os prédios do condomínio Américas Park estão protegidos contra esse tipo de ocorrência e que poderiam seguir na posição horizontal.

De acordo com os laudos técnicos a a arquitetura “em escada” dos prédios protege os boilers da Ceg contra o vento, uma vez que a área indicada está coberta por vigas estruturais e não há a iminência de vento naquela região.

– Aliás, os acendedores modernos do equipamento fornecido pela Ceg Rio tem uma válvula que impede a saída do gás em casos de vento forte – conta o advogado Fabio Prado, morador do prédio e que entrou com uma ação na Justiça contra a Ceg Rio com auxílio do escritório de advocacia Machado & Vasconcellos.

Avessa aos dados técnicos, há três semanas a Ceg decidiu cortar o gás de todos os apartamentos não adaptados à norma.

Inconformados com a situação, os moradores levaram o assunto à 2º Vara Cível da Barra da Tijuca.

Com o auxílio de um perito no assunto e de posse dos laudos técnicos em mãos o juiz titular Mario Olinto concedeu uma liminar (0035891-42.2017.8.19.0209) em favor dos moradores, ordenando a imediata reativação do fornecimento de gás.

– Segunda feira (30) terminava o prazo de 72 horas expedido pela Justiça para a reinstalação do gás. No entanto, até agora os moradores estão sem o serviço no prédio. Nós voltamos a Justiça para pedir o pronto restabelecimento do fornecimento de gás, com auxílio de um oficial de justiça e até mesmo da força policial. Caso contrário, os responsáveis pela Ceg poderão ser presos por descumprimento de ordem judicial – afirma Fábio.

Por meio de nota, a Ceg Rio afirmou que interrompeu temporariamente o fornecimento de gás de algumas unidades do condomínio Sundeck, na Barra da Tijuca, após terem sido realizadas inspeções periódicas em diversas das unidades, por empresas habilitadas pelo Inmetro, que apontaram situações que colocam em risco a segurança dos condôminos.

Ainda de acordo com a empresa, depois de feitos os reparos, nas respectivas unidades, e comprovada tal situação com a realização de nova inspeção, o fornecimento de gás será liberado e que a empresa vai recorrer do processo judicial movido contra a empresa.

Confira abaixo o comunicado, na íntegra, da Ceg Rio:

A Ceg esclarece que interrompeu temporariamente o fornecimento de gás de algumas unidades do condomínio Sundeck, na Barra da Tijuca, após terem sido realizadas inspeções periódicas em diversas das unidades, por empresas habilitadas pelo Inmetro, que apontaram situações que colocam em risco a segurança dos condôminos. Cabe aos moradores providenciarem os reparos necessários, com a empresa de sua preferência, com o objetivo de restabelecer as condições necessárias ao fornecimento do gás. Depois de feitos os reparos, nas respectivas unidades, e comprovada tal situação com a realização de nova inspeção, o fornecimento de gás será liberado.

É importante esclarecer que a inspeção periódica não é feita pela Ceg e só pode ser realizada por empresas habilitadas pelo Inmetro, conforme determina a lei 6890/2014. A Ceg informa, ainda, que irá recorrer da decisão proferida no processo judicial promovido pelo condomínio.

→ Saiba toda a agenda da Barra da Tijuca

Fique por dentro de todas as novidades do bairro

Acompanhe os principais destaques da Barra