Gripe Suína – Como previnir

testesaude

Algumas Dúvidas sobre a gripe A

Porque não conseguimos comprar o remédio indicado para Gripe A nas farmácias?

O fato é que o único laboratório fabricante do remédio (Laboratório Roche) deu prioridade total aos pedidos de compra feitos pelo Ministério da Saúde. Essa medida é necessária para que o governo federal cumpra a sua missão de oferecer o medicamento gratuitamente à população em caso de necessidade. E podemos ficar bem tranqüilos, pois segundo o site do Governo do Estado do Rio de Janeiro não há falta de medicamento para o tratamento da gripe A (H1N1) no Brasil. O Ministério da Saúde já entregou 485.420 tratamentos aos Estados, número mais do que suficiente para atender a demanda atual. Além disso, o Ministério da Saúde tem em estoque 8,79 milhões de tratamentos adquiridos em 2006. Receberá até o final de agosto mais 800 mil tratamentos e negocia ainda a compra de mais de nove milhões de tratamentos prontos com entrega prevista até maio de 2010 para manutenção de seu estoque estratégico. Só não esqueçam o mais importante, o Ministério da Saúde reafirma a orientação à população para não se automedicar.

Qual a diferença básica entre a gripe comum e a gripe suína?

Na gripe comum a febre não chega a 39°, já na gripe suína começa acima de 38°. Calafrio, cansaço, dor de cabeça, ardor nos olhos e dores musculares são menos intensas, moderadas e leves na gripe comum e na gripe suína são freqüentes, extremas e intensas.

No site www.riocontragripea.rj.gov.br é possível ter mais informações sobre a doença e fazer um teste, para descobrir se realmente você está com a gripe e como proceder. Se ainda assim você ainda tiver dúvidas ligue para o 0800 28 10 100. Atendimento todos os dias, das 6h às 23h30. E para saber onde se encontram as UPAS (Unidades de Pronto Atendimento) ligue para o disque saúde 0800 61 1997. Repasse para seus amigos e familiares o Ministro da Saúde José Gomes Temporão respondendo a algumas perguntas freqüentes sobre a gripe no site  www.respostasgripesuina.com.br , ajudando a você mesmo e a outros.