Restaurante Japonês na Barra da Tijuca? Que tal o Manekineko?

Gastronomia na Barra da Tijuca

As tradições orientais se refletem na cozinha do restaurante Manekineko  através da delicadeza e  leveza dos sushis, sashimis, tempuras e outras delicias da culinária japonesa. Os mandamentos dessa gastronomia que faz sucesso há mais de 1500 anos, são seguidos à risca pela cozinha da casa, que obedecendo à sabedoria oriental, procura interferir o mínimo possível no que a natureza criou. Como manda a tradição, que ensina que a comida japonesa deve também ser degustada com os olhos, no Manekineko, a valorização do visual é tão importante quanto o corte do peixe. A montagem dos sushis, muitas vezes, exigem movimentos  que chegam a lembrar uma leve coreografia.

Criar, inovar e mudar. Com este conceito, o Manekineko preserva a harmonia da culinária japonesa, cultivando novas tendências da era contemporânea, não só nos pratos que cria, mas também, nos ambientes de seus restaurantes com na unidade localizada no CasaShopping (Barra da Tijuca). A consultora gastronômica Fernanda Marcolini é responsável pela elaboração do menu fixo e do menu de novidades, lançado a cada três meses.

Suas idéias focam nas estações do ano, nos hábitos japoneses e nas preferências dos clientes. Todos os itens da culinária japonesa são encontrados facilmente no Manekineko. Contudo, alguns pratos, como o Monte Fuji – enrolado empanado na tempura e farinha de mandioca, com recheio de atum, salmão, camarão e cream cheese, servido intercalado com laranja pêra, lima da pérsia, limão siciliano e limão tahiti -, o Leque de Salmão com Figo – finas fatias de salmão intercaladas com figo fresco ao molho diferente- e o Laos Rolls – enrolado em acelga com recheio e cobertura de tartar de salmão sobre geléia de pimenta, são criações da própria casa.

Outras criações também dão o tom de originalidade à cozinha do Manekineko, como as mini torres de salmão (finas fatias de salmão enroladas em arroz com endro e confit de manga);  a tempura de abobrinha com chutney de tomate ou ainda a caquinha arco-iris, com três combinações de recheios diferentes (ceviche de peixe branco e mousse de salmão; creme de camarão com alho poró e compota de maçã com maracujá e tartar de atum com chutorô).

As sobremesas também não são restritas somente à banana caramelada ou no harumaki doce. Há opções mais sofisticadas e inventivas, como o sushi crumble de maçã, maçãs cozidas ao caramelo enroladas em fina folha de arroz, acompanhando sorvete de baunilha e farofa doce crocante.