Receita exclusiva do Enotria Bistrô

TAGLIATA DE MIGNON E FIGOS

Grelhada e fatiada, com molho de vinho do Porto, figos frescos e risoto de parmesão.

INGREDIENTES:

TAGLIATA DE MIGNON

200 grs de tagliata limpa

01 unidade de figo fatiada

MOLHO DE VINHO DO PORTO

200 ml de vinho tinto

100 ml de vinho do porto

50 g de açúcar

30 g de manteiga

RISOTO DE PARMESÃO

200 g de arroz arbóreo cozido

100 ml de caldo de frango caseiro

40 g de queijo grana padano

30 g de manteiga

MODO DE FAZER:

1) Para Tagliata: Temperar a tagliata com sal e pimenta e grelhar ao ponto desejado.

2) Para o Molho:  Juntar os vinhos, açúcar e manteiga numa panela de fundo grosso e deixar reduzir  a mistura em fogo médio por aproximadamente 10 minutos, até que fique com uma consistência que envolva a parte de traz de uma colher.

3) Para o Risoto: Em fogo médio adicionar ao arroz o caldo de frango pouco a pouco, esperando que o caldo evapore antes de cada adição, mexendo sem parar.  Repetir o processo até obter a consistência de um risoto. Apagar o fogo e adicionar o parmesão. Finalizar com a manteiga.

MONTAGEM DO PRATO:

Fatiar a tagliata, intercalar com o figo fatiado as camadas.  Colocar o molho sobre a tagliata e figo e em volta do risoto.

 

Sobre o Enotria Bistrô

Com cardápio que mistura receitas clássicas italianas e criações francesas, o restaurante Enotria Bistrô tem à frente o chef Adão Cavalcante, profundo pesquisador da gastronomia mundial e suas tendências inovadoras. Descontraído e arrojado, o menu surpreende pelo sabor e design. Entre as entradas, estão salada de figo (figos grelhados com aceto balsâmico, servidos com salada de rúcula e lascas de parmesão) e o crepe de tapioca ao brie e damasco.

Como principais, o pato ao porto (grelhado, ao molho de vinho do porto com purê de maçã), a tradicional picanha de cordeiro (grelhada, com ervas de provence, arroz de champignons e batatas ao forno) ou ainda o camarão ao prosseco (gratinado, ao molho de prosseco, palmito, champignons, com telha de parmesão e arroz de aspargos).

Na carta de risotos, destaque para o trastevere (alcachofra e aspargos frescos, com pesto de manjericão e lascas de parmesão) e ainda o siciliano (polvo, lula e camarões grelhados, no arroz de limão siciliano). O encontro mágico da Itália com a França termina com as sobremesas, que vão da pentolina – verdadeira escultura de caramelo, em forma de panelinha, recheada com banana caramelizada e sorvete de canela à pain perdu (rabanada “á la française”de pão brioche caseiro, servida quente com chantilly,sorvete de framboesa e calda de frutas vermelhas).

A decoração é um capítulo à parte.  O projeto assinado pelo arquiteto Bernardo Schor conta uma adega especial para mil garrafas, uma das maiores da cidade. As paredes coloridas dão ao restaurante com toque moderno e, a varanda climatizada deixam ainda mais agradável os dias mais quentes. Além disso, a casa conta com uma sala VIP, lugar mais reservado para encontro de pequenos grupos.

 

Telefone: 2431 9119

e-mail: enotriacafe@casashopping.com.br

site: www.casashopping.com.br