8 restaurantes que te transportam a Europa pelo paladar

Experimentar a culinária de um país é uma forma de aprofundar a experiência turística. Degustar uma iguaria típica é um meio de ter contato com o diferente, de sentir novas sensações e também “viajar” para o exterior.

Felizmente é possível presenciar essas sensações sem embarcar em um avião e encarar longas viagens. É por isso que a equipe do BarradaTijuca.com.br listou alguns dos restaurantes e bistrôs da Barra da Tijuca e arredores que te levam à Europa pela ponta da língua. Confira!

1 – Alemanha  (Casa do Alemão)

Tradição em culinária alemã está presente na Barra | Foto: Reprodução

Tradição em culinária alemã  | Foto: Reprodução

A tradição da Casa do Alemão começou em 1945, com a abertura de uma fábrica especializada em biscoitos amanteigados. Em pouco tempo seus produtos já se tornaram famosos na região serrana do Rio de Janeiro. Posteriormente, com a entrada do casal europeu Kern, que introduziu os produtos de salsicharia e de confeitaria, a empresa cresceu e se transformou definitivamente na Casa do Alemão.

De lá para cá, passaram-se cerca de 70 anos e muita coisa mudou. Foram abertas mais oito unidades e adotado um conceito visual moderno, com a criação de logomarca e de nova ambientação. Porém, o que se mantém até hoje inalterado são as tradicionais receitas alemãs, estas seguidas à risca desde a inauguração. O segredo de tanto sucesso é a fabricação própria, artesanal e com ingredientes rigorosamente selecionados.

Além dos já conhecidos croquetes e pão com linguiça, outras delícias caíram de vez no gosto dos clientes: os diversos sanduíches, as variadas porções, os saborosos combinados e finalmente os tão apreciados doces e biscoitos amanteigados.

Serviço

Endereço: Av. das Américas, 1699 – Loja C – Barra da Tijuca

Telefone: 2497-2629 / 2499-4657

2 – Itália (DUO)

Restaurante é comandado por sócios italianos | Foto: Divulgação

Restaurante é comandado por sócios italianos | Foto: Divulgação

Idealizado para ser uma referência de cozinha clássica da Itália no Rio de Janeiro, o restaurante Duo está localizado na Av. Érico Veríssimo, no Jardim Oceânico. Os sócios são Nicola Giorgio e Dionísio Chaves e ambos oferecem a experiência única, com excelente cozinha e adega, mas tudo em ambiente e clima descontraído e informal.

À frente da criação do cardápio está o chef Michele Del Monaco. Italiano de Nápoles, Michele foi chef do Relais & Chateaux Il Pellicano, uma estrela Michelin, e atua no restaurante Tanit Poltu Quat (OT), na Sardenha.

Além dos sabores clássicos que traduzem o que há de melhor na cozinha italiana, o cardápio apresenta o capítulo “Especialidades”, que traz pratos com apresentação inovadora e finalização no forno a lenha. Na hora do almoço, a casa também oferece o menu del giorno, com couvert, entrada e prato principal a preço fixo. No jantar, entram em cena, além do menu tradicional, sugestões de pizzas gourmet feitas no forno a lenha construído no final do salão.

Outro ponto alto do Duo é a carta de vinhos. Resultado de cuidadoso e constante estudo de Dionísio Chaves, um dos mais respeitados sommeliers do país, a seleção de 540 rótulos tem foco nos italianos. Dionísio reservou espaço também a vinhos menos conhecidos e de ótima qualidade, com destaque para pequenas vinícolas européias, além de boa oferta de rótulos a preços mais acessíveis.

Serviço

Endereço: Av. Érico Veríssimo, 690 – Jardim Oceânico

Telefone: 2484-454

3 – França (Paris 6)

Local remete à década de 20 | Foto: Divulgação

Local remete à França da década de 20 | Foto: Divulgação

O Paris 6 Bistrô é está estabelecido na Barra da Tijuca desde 2013. O local retrata um clássico ambiente parisiense de 1920, e propõe uma culinária de alto nível e diversificada ao oferecer em torno de 200 pratos inspirados em celebridades.

Localizado na Av. Érico Veríssimo, 725, o bistrô tem funcionamento 24h, operando todos os dias da semana, finais de semana e feriados.

Serviço

Endereço: Avenida Érico Veríssimo, 725 – Barra da Tijuca

Telefone: (21) 2494-7320

 

 

 

 

4 – Inglaterra (Batata inglesa)

Marca oferece várias unidades na Barra | Foto: Divulgação

Marca oferece várias unidades na Barra | Foto: Divulgação

A franquia e restaurante Batata Inglesa foi fundada em 1982. Trinta anos depois foi adquirida pela gigante gastronômica IMC. A marca tem a batata como protagonista do cardápio: na versão assada, são mais de 10 recheios diferenciados. É possível encontrar seis unidades espalhadas na Barra da Tijuca. Elas ficam entre o Via Parque, o Barra Shopping, oVillage Mall e o Shopping Metropolitano.

Serviço:

Endereço: Av. das Americas, 1699 – Loja C – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro/RJ.

Telefone: (21) 2497-2629 / 2499-4657

5 – Portugal (Canto Alegre)

Cantina portuguesa em plena Barra da Tijuca | Foto: Reprodução

Cantina portuguesa em plena Barra da Tijuca | Foto: Reprodução

O Restaurante Canto Alegre é a verdadeira cantina portuguesa. Ele pertence a uma tradicional família portuguesa e oferece um cardápio com uma enorme variedade gastronômica. As especialidades da casa são os frutos do mar. A sopa “Leão Veloso” é uma das melhores da cidade.

Serviço:

Endereço: Pça. Des. Araújo Jorge, Box 8/9 – Largo da Barra da Tijuca

Telefone: (21) 2494-0825 e (21) 2492-1823.

6 – Espanha (Velero Restaurante)

Restaurante fica dentro de um hotel | Foto: Divulgação

Restaurante fica dentro de um hotel | Foto: Divulgação

O Velero Restaurante não é um restaurante típico espanhol, mas serve um prato típico da gastronomia espanhola, a paella. A iguaria consiste em frutos do mar e arroz temperados e feitos na frigideira. Um verdadeiro deleite.

Localizado no térreo do Hotel Praia Linda, o Velero, é um excelente programa à beira-mar, afinal fica em frente ao Pepê. Conheça as incríveis opções de pratos nesse espaço aconchegante e dono de uma beleza ímpar.

Serviço

Endereço: Av. do Pepê, 1430 – Barra da Tijuca

Telefone: 2494-4009 

7 – Holanda (Hollandaise)

hollandaise

Local tem iluminação laranja – cor símbolo do país | Foto: Divulgação

A Brasserie é um café com uma vocação enorme para restaurante. Um ambiente acolhedor, simpático e descompromissado. Criado para alimentar não só o corpo, mas principalmente a alma. Nas palavras dos criadores, trata-se de “uma prima bacana do bistrô, que estaria mais para um botequim parisiense”.

As brasseries são conhecidas por suas delícias, servidas ao longo do dia e da noite. Um programa que agrade a todos, independente de idade ou nacionalidade. Uma deliciosa volta no tempo. E o melhor, um programa inédito com algum toque Holandês. Regada a cerveja, vinho e muita comida de verdade. Conheça a Sauce Hollandaise, um molho  à base de manteiga que tem as raízes ligadas ao período da I Guerra Mundial, quando a produção de manteiga câmera teve que ser importada da Holanda.

O especial era feito na França e foi mudado para Hollandaise para indicar a origem da manteiga e nunca foi alterado novamente. Trata-se de um molho na base de Gema de ovo, suco de limão e manteiga. Vale a pena conferir!

Serviço

Endereço: Avenida Lúcio Costa 5.750 – Barra da Tijuca

Telefone:  2492-0061

 

8 – Bélgica (Bistrô do Belga)

Brigadeiros feitos com chocolate belga | Foto: Divulgação

Brigadeiros feitos com chocolate belga | Foto: Divulgação

O Bistrô do Belga é um local aconchegante para aproveitar o melhor café da manhã com a família e os amigos. O ambiente tranquilo e agradável conta com o atendimento do criador do pequeno restaurante o belga Bernard Vital. O menu tem espaço para almoço, lanches e sobremesas deliciosas.

O destaque fica para as sobremesas feitas de chocolate orgânico importado da Bélgica. Trata-se de uma excelente oportunidade para provar do famoso chocolate quente Belga, bem como os Waffles e as diferentes opções de café da manhã e lanche da tarde. O bistrô também conta com sobremesas francesas (crepes), inglesas (scone) e brasileiras (brigadeiros feitos com chocolates belgas).

Serviço

Endereço: Rua Clóvis Monteiro, 69 – Jacarepaguá

Telefone:  2146-7762

Confira a lista dos Melhores bares da Barra da Tijuca de acordo com nosso editor.

Nativo Bar

Bar do Adão

Boteco Original

Void

Bar 399

Resenha

Confira a lista completa com todos os Bares do bairro…