Madonna – “A Rainha do Pop”

madonna-1

Madonna Louise Veronica Ciccone conhecida como Madonna, é cantora, bailarina, atriz, modelo, produtora de teatro e música, e empresária dos Estados Unidos com ascendência italiana. Sua carreira é marcada por seu sucesso mundial na cena da música, polêmicas e controvérsias que suscitou. Apelidada de “A Rainha do Pop” e de Material Girl.

Ela usa seus videoclipes, shows e entrevistas para comunicar sua posição sobre religião, política e sexo. Madonna concentra seu trabalho no pop, mas também fez incursões em outros estilos como a dance, o disco, o música disco, o rock alternativo, o pop rock e jazz, hip hop.

Onde tudo começou … Madonna nasceu na cidade de Bay City, às 7:05 da manhã. Criada em uma família de ítalo-americanos de sete filhos, a família de seu pai, Silvio P. Ciccone, é originária da comuna italiana de Pacentro, da região de Abruzos. Madonna é a primeira filha e a terceira criança do casal. Seus irmãos mais velhos são Martin e Anthony, e seus irmãos menores são Christopher, Paula, Melanie, Mario e Jennifer.

Com apenas cinco anos, ela perde sua mãe, Madonna Louise Fortin (11 de julho de 1933 – 1 de dezembro de 1963), em decorrência de um câncer de mama. A morte dela será um tema recorrente em sua música, como por exemplo nas músicas Promise To Try, Mer Girl e Mother And Father.

Madonna passou sua infância em Pontiac, depois foram para Rochester Hills, onde concluiu o ensino médio na Rochester Adams High School. O pai de Madonna, Silvio “Tony” Ciccone, foi um engenheiro da empresa americana Chrysler, e se aposentou em 1994. Três anos depois da morte de sua primeira esposa, com quem se casou em 3 de julho de 1955, casou-se com Joan Gustavson, uma empregada da família, com quem teve dois filhos, Luigi e Mario, e que vive até hoje.

Quando pequena convence o pai a deixa-la fazer aulas de balet. Sua madrasta a inscreve em uma escola católica, em que participava ativamente das atividades artísticas. Suas faculdades intelectuais torna seu acesso à  universidade mais fácil. Por um certo tempo é líder de torcida, nunca faltando imaginação para se destacar das outras garotas. Mais tarde, descobre-se que seu QI é acima da média, com 140 pontos. Mesmo com excelentes resultados, deixa a Universidade do Michigan, onde fazia aulas de dança, o que causa profunda decepção do pai. Decide ir para Nova Iorque, com o sonho de ser bailarina.

* Primeiro álbum de Madonna
Madonna começa no mundo da música fazendo parte de bandas, até chegar na carreira solo. “Everybody”, o primeiro single de Madonna, produzido por Mark Kamins, foi lançado no mercado em finais de 1982, tendo se tornado um pequeno sucesso nos Estados Unidos. Em seguida são lançadas as canções “Burning Up” e em Junho de 1983,”Holiday”, música produzida por Jellybean Benitez. Em Julho de 1983 foi lançado o primeiro álbum da artista, Madonna, relançado em 1985 no mercado internacional com o título The First Album. O álbum vendeu 10 milhões de cópias na época e ficou em 1º lugar em 10 países do globo.Vendeu mais de 5 milhões de cópias nos EUA.

Discografia:

1983 Madonna
1984 Like a Virgin
1986 True Blue
1987 You Can Dance
1989 Like a Prayer
1990 The Immaculate Collection
1992 Erotica
1994 Bedtime Stories
1995 Something to Remember
1998 Ray of Light
2000 Music
2001 GHV2
2003 American Life
2003 Remixed & Revisited
2005 Confessions on a Dance Floor
2006 I’m Going to Tell You a Secret (CD e DVD ao vivo)
2007 The Confessions Tour (CD e DVD ao vivo)
2008 Hard Candy
2009 Celebration

madonna

Depois disso o sucesso da cantora não parou mais, e vai até os dias de hoje. Não é por acaso que é chamada de “A Rainha do Rock”. Veja algumas das curiosidades sobre Madonna:

* Cantora mais bem paga do mundo: entrou para o Guinness em 2004 como a cantora mais bem paga do mundo, recebendo 80 milhões de euros.

* Cantora mais rica de todos os tempos: Madonna é a cantora mais rica de todos os tempos, com uma fortuna pessoal avaliada em mais de 1 bilhão de dólares.

* Maior audiência de um concerto pela internet: O concerto, na “Brixton Academy”, foi transmitido ao vivo pela internet e visto por 8 milhões e meio de pessoas, quebrando o anterior recorde detido por Paul McCartney.

* Artista com mais canções em segundo lugar: Madonna é a artista com mais canções em segundo lugar da história da Billboard, num total de 40 singles, dividindo o recorde com Elvis Presley.

* Artista de maior sucesso no mundo desde 1999: Madonna é a artista feminina de maior sucesso no mundo desde de 1999 em vendas e audiência de singles.

* Artista com mais singles em segundo lugar: Madonna é a artista com mais canções em segundo lugar na United World Chart somando 48.

* Cantora mais bem sucedida de todos os tempos: Madonna é a cantora mais bem sucedida de todos os tempos com 220 milhões de cópias vendidas,160 milhões de singles e 150 milhões de dvds.

* Coletânea mais vendida da história:The Immaculate Collection é a coletánia mais vendida da história com 32 milhões de cópias.

* Álbum que mais ficou em 1º lugar: Confessions on a dance floor é o álbum que ficou em 1º lugar em mais países ficando em 41.

* Artista feminina que mais vendeu singles: Madonna é a cantora que mais vendeu singles com 160 milhões de singles vendidos.

* Artista que mais vendeu dvds: Madonna é a artista que mais vendeu dvds com 150 milhões.

* Turnê feminina mais bem sucedida da história:Sticky & Sweet Tour é a turnê feminina mas bem sucedida da história com 408 milhões de dólares arrecadados.

* 2º álbum inédito que mais vendeu: True Blue é o segundo álbum que mais vendeu com 826 mil cópias apenas no 1º dia de lançamento.

* Gênio das artes: Madonna foi submetida a um teste de QI ná qual foi identificada a sua genialidade com um QI de 140.

* Artista que mais se inova e surpreende: Madonna foi eleita pela revista Forbes a artista que mais se inova e surpreende devido aos seus looks diferentes e belos e suas turnês que conseguem ser grandiosas com base em discos que não se mantiveram bem na tabela de vendas dos EUA como é o caso de American Life que foi um fracasso nos Estados Unidos e um sucesso no restante do mundo.

* Artista femina mais conhecida do mundo: Pesquisadores dizem que a chance de alguém não conhecer Madonna é de uma entre 123.000.000.

* Maior número de ingressos vendidos em menos tempo: Madonna consegue vender 600 mil ingressos em 23 minutos e 50 segundos, batendo o recorde de Micky Jagger que vende 500 mil ingressos em 45 minutos.

* Artista que mais tem recordes: Madonna é a artista que mais bateu recordes recordes, com pouco mais de 45 recordes.

* Hit que mais ficou em primeiro lugar na história: Hung Up nos primeiros cinco dias depois de lançamento ficou em primeiro lugar em 47 países simultaneamente, batendo o recorde dos Beatles que tinham ficado em primeiro lugar em 40 países.

* Simbolo do Pop: Madonna e Michael Jackson são os simbolos do pop.

* Artista que mais vende Cd”™s em menos tempo: Celebration atingiu a 2 milhões de cópias vendidas só nos EUA (dados em outros países não confirmados) nos sete primeiros dias depois de seu lançamento.

* Billboard: Madonna é a primeira artista na história da Billboard a ter 3 sucessos no topo do top Dance no mesmo ano. As músicas que colocaram Madonna nesta posição foram:Hollywood / Nothing Fails/Nobody Knows Me / Love Profusion. Um recorde absoluto cuja as chances de outro cantor ou cantora conseguirem isso são de 1% de chance.

* Artista com mais músicas no top 10 da United World Chart: A canção “Celebration” se tornou o trigésimo single de Madonna a entrar no top 10 da United World Chart, que compila os maiores hits mundiais. A United World Chart afirma que as possibilidades de outro cantor/cantora conseguirem isso são praticamentes impossíveis.

* Clipe mais sexy da história: Sorry, Erotica e Justify My Love foram considerados os clipes mais sexy da história.

* Cantora que mais tem premios: Madonna tem um pouco mais de 300 prêmios. Sem contar com títulos, discos de ouro e pratina.

* Maior número de shows esgotados: The Confessions Tour esgostou todos os shows em menos de uma hora
A coletânea “Celebration”, alcançou o número 1 nos charts ingleses da semana. Com o fato, Madonna se
igualou a Elvis Presley no número de discos que chegou ao topo das paradas no Reino Unido.

* Cantora mais comentada da década de 2000: Madonna é a cantora mais comentada da década com mais de 45.000 noticias.

Fonte: Wikipédia
Site oficial da cantora: http://www.madonna.com