Empresário investe R$ 120 mil e abre consultoria na Barra da Tijuca

Sérvulo tem 22 anos de experiência no serviço / Foto: Divulgação

Sérvulo Mendonça, referência no mercado de consultoria contábil, fiscal e tributário acaba de inaugurar no Condomínio Dimension Office Park, na Barra da Tijuca o Grupo Epicus, empresa especializada em Compliance, Recursos Humanos e Contabilidade Consultiva.

O projeto, que contou com o aporte de R$ 120 mil é fruto da cisão comercial com o Grupo Insigne-Audiplanus, fundado por Sérvulo e outro sócio em 2007.

Em seu novo negócio, Sérvulo Mendonça aponta que o grande diferencial será a possibilidade de oferecer juntos os serviços de consultoria em Compliance, RH e a gestão contábil.

Perguntado porque escolheu a região para investir, ele revela ser um fã da localidade da Zona Oeste do Rio de Janeiro.

– A Barra é um bairro excelente para moradia, trabalho e diversão, possui todas os elementos necessários para que o processo de gestão do tempo seja melhorado – afirma.

Em um breve bate-papo com a equipe do BARRA DA TIJUCA.COM.BR Sérvulo falou um pouco sobre os 22 anos de experiência na área de Contabilidade de Gestão e o mercado de compliance. Confira:

– É possível dizer que mais empresas estão em busca de meios que realmente ponham em prática as regras de compliance, por exemplo?

Sim, é possível, o movimento de transparência (Do Brasil) está sendo percebido inclusive em empresas menores.

– As regras de compliance se restringem às grandes marcas ou PMEs podem aderir?

Todos podem aderir a regras de compliance e de processos de melhoria contínua, o problema maior é que muitas vezes essas regras impactam em maiores investimentos e nova infraestrutura, inviabilizando não por falta de necessidade, mas por questão de fluxo financeiro. Uma boa opção é terceirizar processos e controles.

– Quanto tempo esse tipo de consultoria precisa para ser implementado?

Não há regra, no geral o primeiro trabalho requer uma análise diagnóstica do nível de maturidade de processos e controles que uma empresa possui, para sequenciarmos na etapa seguinte que é de adaptações, exclusões ou formatações de novos procedimentos, com indicadores e métricas a cada tipo de empresa.

– Você também é membro do CONPEJ, o Conselho Nacional dos Peritos Judiciais da República Federativa do Brasil. Pela sua experiência é possível avaliar que as instituições brasileiras já estão integradas com o assunto e a consultoria contábil ou ainda existem muitos mitos e incompreensões sobre o assunto?

Existe uma nova percepção sobre o atributo contábil como um todo, a velocidade informacional, as novas tendências que acoplam dados gráficos, estatísticos e econômicos acendem para um modelo mais dinâmico e consultivo, mas não descaracteriza-se elementos como planejamento tributário dinâmico, e conhecimentos de regras específicas, como CPC (comitê de pronunciamento contábil) e decisões do CARF (conselho administrativo de recursos fiscais), por exemplo.

– Qual a sua percepção desse tipo de trabalho em relação ao Rio de Janeiro e a Barra da Tijuca? Há alguma particularidade local que sugira que este tipo de serviço pode ser fundamental para os negócios dessas áreas?

A Barra como todas as regiões sofreu muito com a crise do mercado imobiliário, mas se define pela abertura contínua de empresas diversas e como um polo importante dos negócios.

– Você mora na Barra e escolheu trazer a sua empresa para o mesmo local. O que te inspira a investir na região?

Todos buscam maximizar o tempo, aumentar a produtividade e buscar mais qualidade de vida. A Barra é um bairro excelente para moradia, trabalho e diversão, possui todas os elementos necessários para que o processo de gestão do tempo seja melhorado. É um polo ativo que não deve recuar e sim prosperar nos próximos anos.

→ Saiba toda a agenda da Barra da Tijuca

Fique por dentro de todas as novidades do bairro

Acompanhe os principais destaques da Barra