Paisagens da Zona Oeste entram no alvo dos turistas

Paisagens da Zona Oeste trazem novidades aos turistas do Rio e de fora / Foto: Divulgação

Pico da Pedra Branca, Pedra Bonita, Mirante do Caeté e Pedra do Quilombo. A Zona Oeste do Rio de Janeiro reserva locais pouco conhecidos do grande público, inclusive dos moradores da cidade.

São trilhas e e roteiros capazes e proporcionar vistas inesquecíveis a quem apenas costuma frequentar as praias mais famosas da Cidade Maravilhosa.

“Queremos dar a possibilidade aos cariocas de conhecer melhor os pontos mais belos do Rio de Janeiro fazendo com que as pessoas criem a cultura de fazer trilhas, e depois também possam fazer as travessias que demandam maior condicionamento, como a travessia Petrópolis x Teresópolis que é uma das mais bonitas do Brasil.” afirma o guia de turismo parceiro do Grupo Mateiros, Marcelo Bueno.

Opções não faltam para quem quer conhecer os lugares mais bonitos da cidade. Para contribuir com essa demanda, a equipe da agência de turismo e lazer Rio Ecoesporte criou este grupo (Mateiros), que busca reunir amantes da natureza interessados em roteiros de ecoturismo.

Com uma equipe especializada em esportes na natureza, todos os finais de semana são promovidos roteiros com contribuição voluntária.

Um dos passeios mais procurados é o Pico da Pedra Branca. O local fica em uma das maiores áreas de preservação ambiental em perímetro urbano do mundo, o Parque Estadual da Pedra Branca.

Este local conta com 12.500 hectares e 12 mananciais que abastecem a cidade.  É o ponto mais alto da cidade, com uma altura de 1025 m.

Ao longo da trilha, o percurso é uma ótima oportunidade para apreciar a mata Atlântica, os mirantes naturais, rios cristalinos e cachoeiras que são encontrados no caminho. É uma trilha de nível pesado, indicada para pessoas com bom condicionamento físico.

Se você ainda não é esportista, mas tem o desejo de conhecer algumas das tradicionais paisagens da cidade, a boa é o passeio até a Pedra Bonita. 

O local tem trilha de fácil acesso e fica sobre uma laje de pedra revelando uma deslumbrante imagem do Rio. Saiba mais oportunidades abaixo:

Serviço – Trilhas com o grupo Mateiros da Rio Ecoesporte

Agendamentos:  21 97458-5402

Destino: Pico da Pedra Branca

Data: 02 de dezembro – domingo

Nível: pesado

Horário: a combinar

Valor: Retribuição voluntária

Destino: Pedra Bonita e Agulhinha

Data: 09 de dezembro – domingo

Nível: Leve

Horário:a combinarAgendamento prévio via telefone

Valor: Retribuição voluntária

Destino: Morro Dois Irmãos

Data:16 de dezembro – domingo

Nível: Leve

Horário:

Agendamento prévio via telefone

Valor: Retribuição voluntária

Destino: Pedra do Quilombo

Data:23 de dezembro – domingo

Nível: Médio

Horário:

Agendamento prévio via telefone

Valor: Retribuição voluntária

Destino: Mirante do Caeté

Data: 30 de dezembro – domingo

Nível: Médio

Horário:

Agendamento prévio via telefone

Valor: Retribuição voluntária

Mais detalhes: www.rioecoesporte.com

Importante: A Rio Ecoesporte afirma possuir seguro de acidente para suas trilhas.