O que fazer no fim de semana na Barra da Tijuca

_4barra-da-tijuca

→ Confira também a Lista dos melhores Restaurantes da Barra da Tijuca.

A Barra da Tijuca possui muitas atrações e programações para se fazer no fim de semana.

Selecionamos algumas indicações para você curtir o fim de semana na Barra da Tijuca.

Praia da Barra

Copacabana pode ser a praia mais famosa do Rio de Janeiro, mas a praia da Barra a Tijuca é a mais extensa do estado. A via de acesso para a praia da Barra é a Avenida Sernambetiba que leva até o Recreio dos Bandeirantes.

Recanto para turistas que não desejam encarar as movimentadas praias da Zona Sul, a praia conta com 130 quiosques em seus 12 km de orla. Ao todo são 19 km de extensão banhados pelo oceano Atlântico.

A praia da Barra da Tijuca oferece boas condições para a prática esportiva, principalmente o surf e bodyboarding.

Já conhece o App Barra da Tijuca? Guia completo com varias dicas do bairro.

Instale no seu celular é gratuito. Disponível na App Store e Google Play.

_1-app-barra-da-tijuca

App Barra da Tijuca

Praia da Reserva
Muito tranquila e pouco frequentada a Praia da Reserva é uma verdadeira área para relaxamento na Barra da Tijuca. São cerca de 10 km de faixa de areia entre o oceano Atlântico e a Lagoa de Marapendi.

Ela está localizada justamente entre o posto 8 e 9 numa ligação até a praia do Recreio. O local recebeu este nome por ser situada em uma Reserva Ecológica do Rio da Barra da Tijuca.

Bosque da Barra

Situado em uma região movimentada da Zona Oeste da cidade, o Parque Natural Municipal Bosque da Barra (também conhecido como Bosque da Barra) possui 50 hectares (ou 500.000m²) de extensão. O parque foi criado visando a preservação ambiental, especialmente da vegetação de restinga, da paisagem natural e da fauna local.

A grande variedade de fauna torna o local ideal para a observação de aves, borboletas, capivaras, saguis e do bicho preguiça, além dos jacarés-de-papo-amarelo que podem ser vistos nos lagos do bosque.

As alamedas arborizadas são ótimas para corridas e caminhadas. As grandes áreas gramadas são ideais para fazer piqueniques e praticar atividades recreativas. O bosque dispõe também de estacionamento, brinquedos e equipamentos de ginástica.

Fotos Barra da Tijuca

Fotos Barra da Tijuca

Quer descobrir a agenda de Shows e Eventos da Barra da Tijuca? (Clique aqui)

Lagoa de Marapendi

Cercada pela Reserva de Marapendi, a Lagoa de Marapendi é muito utilizada para a prática de esportes a vela, como windsurf e dingue.Também é usada para outros esportes náuticos, como remo e canoagem. Infelizmente a lagoa se encontra imprópria para o banho.

A vegetação mais abundante é o manguezal, com ocorrência do mangue-vermelho, mangue-branco e siriúba. Serve de abrigo a diversas espécies nativas, como crustáceos, garças, patos selvagens e o jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris).

É cercada pela Reserva de Marapendi, uma reserva ecológica criada em 1991 na qual podem ser encontrados exemplares de fauna e flora da lagoa circunvizinha.

restaurante
Pólos Gastronômicos

Um dos mais novos pólos gastronômicos da cidade do Rio de Janeiro está localizado na região do Jardim Oceânico. Essa área nobre da Barra da Tijuca tem grande facilidade de acesso devido a recente ligação com a Linha 4 do metrô e também com o BRT.

As principais referências do polo gastronômico ficam na rua Olegário Maciel e arredores. Pertinho da praia, a rua abriga uma verdadeira concentração de restaurantes, bares e lanchonetes que funcionam diariamente e lotam as ruas à noite.

Também na Barra da Tijuca é possível encontrar uma espécie de polo gastronômico muito animado na região do condomínio Parque das Rosas. Por lá há uma grande variedade de restaurantes e lanchonetes que animam os finais de semana dos moradores e turistas.

Casas de espetáculos

Se você gosta de curtir um grande show a Barra da Tijuca é o local certo. O bairro tem a maior casa de festas da América Latina, o famoso Metropolitan.

Estrategicamente localizado na Av. Ayrton Senna, 3000, a casa tem capacidade para receber 3.120 pessoas e fica dentro do Shopping Via Parque.

Na região da Barra da Tijuca, mais especificamente no Riocentro também é possível conferir grandes show na Arena HSBC, um equipamento reaproveitado dos Jogos Pan Americanos de 2007 que volta e meia comporta grandes eventos e shows.

Teatros

O Teatro dos Grandes Atores, foi inaugurado em 1995, e é formado por duas salas, a Azul e a Vermelha, cada uma com 336 lugares. A sala Azul teve como primeiro espetáculo Apareceu a Margarida, estrelado por Marília Pêra. A sala vermelha iniciou sua programação com A Era do Rádio, dirigida e encenada por Sérgio Britto.

Já o Teatro Bradesco Rio foi Inaugurado em 12 de julho de 2013. Trata-se de um espaço cultural, planejado para receber em seu palco os mais diversos tipos de espetáculos. O espaço é administrado por duas produtoras com ampla tradição no meio cultural brasileiro: a Opus Promoções e a Dell’Arte Soluções Culturais.

Com capacidade para 1.000 pessoas, o teatro é um dos principais empreendimentos do imponente Shopping VillageMall, na Barra da Tijuca. O Teatro Bradesco Rio conta com os seguintes setores: Frisa, Balcão, Camarote e Plateias (Alta e Baixa).

Já o Teatro Antonio Fagundes tem capacidade para receber confortavelmente 419 pessoas. Oferece sistemas de áudio e vídeo, iluminação de Peter Gasper, ar-condicionado central e 12 metros de boca de cena. Conta ainda com lugares destinados a portadores de necessidades especiais.

Com equipamentos para tradução simultânea, o Teatro já recebeu eventos de porte nacional e internacional.

Destinado às mais diversas atividades, incluindo estudantis, pedagógicas, artísticas e culturais, o Teatro Antonio Fagundes abre os braços para o público e a cidade do Rio de Janeiro.

Cidade das Artes

Polêmico desde antes de ficar pronto a Cidade das Artes inaugurou um novo tempo na vida cultural do Rio de Janeiro. O prédio escultural erguido a dez metros do chão, no coração da Barra da Tijuca, abriga um dos mais importantes e completos espaços para a representação das artes no estado do Rio. No local é possível ter acesso a eventos e apresentações de música, teatro, cinema, dança, artes plásticas, e outras manifestações artísticas brasileiras e de todos os povos.

O conceito de cultura como motor do desenvolvimento foi o ponto de partida para a criação do conjunto de instalações que integram o grande ícone arquitetônico planejado pelo arquiteto francês Christian Portzamparc. A multiplicidade das funções destes equipamentos, que reúnem a Grande Sala, o Teatro de Câmara, a Sala de Música Eletroacústica, as salas multiuso, a sala de exposições, as salas de ensaio, etc, distribuídos em uma construção ampla e arejada, faz da Cidade das Artes um espaço de fomento à cultura, com relevantes desdobramentos sociais e educativos.

A Cidade das Artes tem diálogo permanente com as mais importantes casas do gênero em todo mundo, sobretudo para articular co-produções internacionais. O pleno funcionamento e a programação bem cuidada e de excelência da Cidade das Artes trouxe, em muito pouco tempo, a conquista da credibilidade como espaço de referência na cidade do Rio de Janeiro.

Esperamos que curta seu fim de semana na Barra da Tijuca!

Descubra os melhores restaurantes da Barra da Tijuca e ainda ganhe até 50% de desconto. Saiba mais 

 

quer-ganhar-50-de-desconto