Espetinho de soja encanta carnívoros e estimula “churrasco vegano”

Sabor e textura da iguaria  consegue romper as barreiras e preconceitos com a dieta vegetariana. | Foto: Divulgação

O Carnaval se aproxima e junto com ele vem a desejada temporada de churrascos. A novidade é que neste ano as festas serão ainda mais inclusivas no Rio.

O motivo será o Açougue Vegano, a primeira loja de “carnes” vegetais a funcionar na cidade. Agora, veganos e vegetarianos podem participar das comemorações lado a lado e sem ficar com fome ou evitar alguém.

Lançado no dia 21 de janeiro na Barra da Tijuca, o açougue desperta curiosidade em quem não é adepto da dieta vegetariana.

O chef Celso Fortes, criador do Açougue Vegano junto com a chef Michelle Fernandez, destaca que o tradicional espetinho tem agradado e muito os consumidores de primeira viagem.

– Mais da metade das pessoas que compram o espetinho não são veganos. Nós conseguimos encontrar um sabor que ​simula a textura e sabor da carne. Ele é feito com a proteína da soja e fica bem selado por fora e bem molhadinho por dentro, tal como as carnes – comemora, o chef Fortes.

A comida também tem agradado ao paladar dos veganos e vegetarianos. Thiago Pimentel, criador do “Veganza, o Empório Vegetariano” de São Paulo esteve na inauguração do Açougue Vegano no Rio e aproveitou a oportunidade para gravar um vídeo de elogio.

– Sério, o melhor PTS (Proteína texturizada de soja) que eu já comi na vida! Gosto de carne, pai! Muito bom! –  derreteu-se na ocasião.

Aliás, o sucesso do Açougue Vegano no Rio tem feito com que o “templo” máximo dos carnívoros se render à tendência de alimentação não animal. O tradicional açougue ALL Carnes, por exemplo, vai começar a oferecer algumas opções de “carne vegetal” do Açougue Vegano. A ideia do proprietário do açougue é oferecer opções para quem tem um amigo ou parente vegetariano.

– O primeiro contato que eu tive com a comida vegana foi no Açougue vegano. Quando experimentei a kafta e o hambúrguer, achei muito gostoso – derrete-se Marcelo Gueldine, empreendedor do açougue localizado no Recreio dos Bandeirantes.

Serviço

Endereço: Avenida Ayrton Senna, 5500 – Mercado de Produtores – Shopping Uptown – Barra da Tijuca

Horário de funcionamento

Terça a sexta – 12 às 20h

Sábados – 10h às 18h

Domingos – 15h às 20h

→ Fique por dentro da programação da Barra da Tijuca

→ Saiba das novidades da região

→ Confira mais entrevistas com personalidades da Barra