7 dicas para reformar ou construir

Ano Novo, Vida Nova, Casa Nova…

Está pensando em reformar ou criar algo novo em sua casa? Dicas incríveis de Chris Bernardes, especializada em projetos e reformas na Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes.

1- Planeje
Contrate um profissional da área para elaborar um projeto de reforma ou construção. Por mais simples que pareça, construir ou reformar exige seriedade, disciplina e planejamento. Isso evita que você tenha surpresas com custos não previstos e despesas não programadas. A elaboração de um projeto viabiliza as escolhas, definições, orçamentos. Facilitando e otimizando todas as fases da obra.

2- Procure o profissional com antecedência
Essa dica é muito simples, basta pensar no que você pretende, ou seja, se você quer uma linda piscina no verão sugiro que deva planeja-la desde o inverno. Assim como se deseja uma área de estar com lareira e relaxamento, procure fazer isso em pleno verão. As condições de planejamento, estudo e desenvolvimento estarão preservadas e vão se desenvolver dentro dos prazos estipulados para a finalização da obra.

3- Pesquise preços antes do inicio da obra
Todo mundo sabe que obra é uma caixinha de supresas. Mas isso não deve ser uma regra se você levar em consideração a média geral dos preços utilizados pelo mercado. Faça isso especialmente com os materiais de acabamento.

4- Tenha um cronograma
Administrar uma obra vai muito além da compra de materiais e contratação de mão de obra especializada. Ao iniciar uma obra questione prazos dos profissionais envolvidos e planos de urgência para casos não esperados. Normalmente uma obra simples tem uma logistíca de serviços a serem realizados: comece pela demolição, entre com as alterações elétricas, projeto de iluminação, forro de gesso, regularização ou assentamento do piso e marmoraria, instalação das luminárias, masseamento e primeira demão de pintura, marcenaria, finalização dos acabamentos e encerre pelo retoque de pintura e instalação de adesivos e papel de parede.
Lembrando que cada projeto é único e esse cronograma pode variar.

5- Atenção aos prazos
Estar atento aos prazos é certificar-se que os profissionais envolvidos tem o tempo suficiente para execução da demanda do projeto contando com possíveis surpresas. Se você deseja um projeto de marcenaria, é necessário contar com o fechamento do pedido e conferencia das medidas. Assim como a marcenaria outros serviços dependem de prazos de fornecimento e devem ser compatibilizados com a planilha de execução. Lembre-se nem tudo é fornecido em pronta entrega.

6- Transtornos fazem parte da reforma
Reformar não é tarefa fácil, e se você pretende fazer isso morando no imóvel, tenha em mente que morar em uma obra tem muitos inconvenientes, o desconforto é passageiro e precisa ser administrado. Lembrando que uma obra bem adminstrada, minimiza desconfortos por ser mais rápida e principalmente limpa.

7- Evite fornecedores trabalhando simultaneamente
Muitos forncedores trabalhando simultaneamente dificulta o controle da qualidade dos trabalhos e muitas vezes um acaba prejudicando o trabalho do outro.O ideal ao receber um prestador de serviço é especificar detalhadamente o que cada fornecedor vai fazer, elabore uma lista e peça para o contratado assinar.E não esqueça! Guarde os contratos, todas as notas fiscais de compras, recibos e orçamentos para evitar dores de cabeça.

Está com alguma duvida? Quer ajuda com seu projeto?

É so enviar uma mensagem: