Mentoring

Lenora Santos: articulista do Guia da Barra da Tijuca / Foto: Divulgação

Por Lenora Santos*

Mentoring, ou Mentoria, é uma ferramenta que ajuda no aprimoramento e crescimento de empresários, funcionáros e profissionais liberais.

Mentor é um especialista, bem- sucedido, em alguma área de atuação, que se dispõe a contribuir no desenvolvimento do mentorado, isto é, uma pessoa mais experiente que ajuda a outra, menos experiente, na trajetória de carreira.

A necessidade por esse tipo de ajuda pode nascer por hesitação em relação a performance, pelo desejo de vencer desafios e/ou por querer alçar vôos mais altos em busca de melhores resultados.

Ao contrário do Coach, que estimula o Coachee com perguntas poderosas, o mentor falará mais do que o mentorado, já que, no processo serão compartilhadas experiências, boas e ruins, e, a partir delas, estimular e auxiliar na busca de soluções assertivas para o aprimoramento e progresso do mentorado.

O mentor é um aliado, um parceiro estratégico, pois tem a vivência que o mentorado precisará para triunfar.

Na relação entre mentor e mentorado precisa haver empatia, confiança, transparência e sigilo.

A missão e valores humanos precisam estar alinhados, afinal, ninguém vai contribuir com o sucesso de quem não respeita, nem ter como mentor quem não admira.

Como no Coaching, a metodologia baseia-se em conversas, porém, com orientações e assuntos pertinentes a trilha que deverá ser seguida.

Para melhor acompanhamento, deve-se monitorar todo processo.

Algumas pessoas resistem em fazer mentoring por achar o investimento caro mas, esquecem do tempo e do dinheiro que irão economizar minimizando erros e maximizando sucessos.

*Lenora Santos é Master Coach Sênior & Especialista em Gestão de Pessoas