Liderança

lideranca

Muito se fala em liderança, porém, o mais importante o que, realmente, faz uma pessoa fazer a diferença para outras pessoas é o seu poder de autoliderança.

A pessoa que tem sucesso na sua vida porque conhece e vive por seus valores, que é capaz de realizar os seus sonhos e objetivos, que se compromete com o seu crescimento e felicidade e  que faz de seu desenvolvimento pessoal e profissional sua meta de vida, essa pessoa tem a receita para despertar nos outros o desejo de participar, colaborar e de agir.

Essa pessoa faz da sua vida um exemplo e lidera por ele.

Liderar é o poder de ser autêntico,  de ser admirado e de conseguir fazer com que outras se interessem em participar, se envolver ,colaborar com seus projetos.

Em uma equipe bem liderada, a  sinergia entre pessoas acontece naturalmente e os resultados são os mais positivos possíveis.

Não existe fórmula para ser líder:  o líder é!

E líder não tem sexo.

Tanto homens como mulheres podem ser ótimos líderes desde que

estejam em constante processo de aprendizagem porque sabem que podem, devem  e querem melhorar .

Para ser um líder de excelência é fundamental que tenha certas características:

-amar que faz;

-respeitar o ser humano;

-ter poder de adaptação;

-dar liberdade e autonomia;

-estar em sintonia consigo mesmo e com sua equipe;

-liderar pelo exemplo;

-motivar e incentivar;

-ter visão sistêmica;

-dar e receber feedbacks;

-estimular a inovação;

-ter coragem para fazer mudanças e correr riscos;

-ser humilde;

-ter equilíbrio emocional.

“O verdadeiro líder torna-se, naturalmente, desnecessário”.

Ele não precisa ter respostas para tudo mas, sabe onde buscá-las e cerca-se de colaboradores eficazes para o desenvolvimento da meta.

O líder sabe que o reconhecimento, delegação, responsabilidade, a auto estima e a realização são fundamentais para formação de uma equipe vencedora, que se empenha pela excelência e que faz a diferença.

Hoje em dia, é grande o número de liderança feminina nas empresas. Nos Estados Unidos, 8 milhões de empresas são lideradas por mulheres e na lista das “Melhores empresas para Trabalhar no Brasil”uma grande parte de cargos gerenciais é feminino.

Isso vem nos mostrar que não importa o sexo porque somos diferentes e complementares, que talento não tem sexo e que o mais importante é o resultado do negócio.

Lenora de Oliveira Santos

www.barracoaching.com.br