Akon, o cantor que nasceu em Dakar e conquistou o mundo

akon_brazil
Natural de Dakar, capital do Senegal, os seus pais levaram-no para os Estados Unidos quando tinha sete anos. A sua nova casa passou a ser em Nova Jersey. Aí cresceu, teve o seu primeiro contacto com o Hip-hop e onde mergulhou na vida do crime. Tal como na maioria dos casos, acabou por ser detido e passou uma temporada na prisão. Vendo todo o erro que a sua vida estava se tornando, Akon decide que quando saísse da prisão se manteria afastado da vida do crime para que não tivesse de voltar a reviver a má experiência de estar numa prisão. Para além disso, é também na prisão que Akon consolida as suas pretensões relativamente a uma carreira musical, para a qual desde cedo demonstrará aptidão. Tomada a decisão, começa a compor temas e a conceber na sua cabeça como queria que fossem as suas músicas. De resto, a música sempre esteve presente na sua vida, visto o seu pai, Mor Thiam, ser um conceituado percussionista de Jazz.

A má experiência vivida na prisão e a pouca vontade de voltar a envolver-se no mundo do crime e regressar a uma cela estão representadas nas canções Locked Up e Trouble Nobody, respectivamente. O mais curioso é que mesmo o carácter pesado de Locked Up, o primeiro single de Trouble, o tema tornou-se num grande êxito. Com a colaboração de Styles P, a faixa fez do perfeitamente desconhecido Akon um nome presente nos tops. Também gueto, tem um conteúdo sério, abordando, tal como o nome indica, a vida nos guetos americanos.

Os outros dois singles deste primeiro trabalho de Akon foram Lonely, a balada do álbum, e Bananza (Belly Dancer), um tema bastante dançável que mistura R&B e Dancehall. O resultado foram dois autênticos hits.

Depois de ter passado por uma detenção e cumprimento de pena, Akon conseguiu erguer a cabeça, traçar um objetivo e concretizá-lo em 2004 com a edição de Trouble. Só por isso já merece crédito, em termos musicais está longe de ser um grande cantor e Trouble está longe de ser um clássico. Vale sobretudo pela certa dose de inovação que Akon introduz e por duas ou 3 faixas.


Até hoje, Akon produziu dois álbuns, Trouble (com o hit Lonely) e Konvicted. Atualmente, uma das suas canções mais famosas é Smack That, produzida com a ajuda de Eminem, com quem também divide os vocais, e I Wanna Love You com a parceria de Snoop Dogg. Em 2007 lançou um single em parceria com a cantora Gwen Stefani, entitulado The Sweet Escape, presente no álbum da cantora de mesmo nome (The Sweet Escape). No mesmo ano também foi lançado Dont Matter, o terceiro single de Konvicted.

Fonte: http://www.akononline.com/

Compartilhe