Nando Reis canta no final de semana

nando1

Nando Reis falou com exclusividade para o Barradatijuca.com.br | Foto: Divulgação

*Por Fernando Rosenthal

Esta semana tem show novo na Barra da Tijuca. Nando Reis inicia sua turnê inédita do último disco, jardim-pomar,  dia 12 e 13 de maio, no Metropolitan.

Confira abaixo a entrevista que fizemos com exclusividade em novembro de 2016 e também se informe para garantir seu ingresso.

Autor de clássicos como “Relicário”, “O Segundo Sol”, “Luz dos Olhos”, “All Star”, “Espatódea”, “Nos Seus Olhos” e “Quem Vai Dizer Tchau”, ex-integrante do grupo Titãs Nando Reis está cheio de novidades.

Após quatro anos sem promover inéditas, o ícone da Música Popular Brasileira finalmente lançou um novo CD. O álbum leva o nome “jardim-pomar” e é seu décimo solo. São doze canções somando 59 minutos de ritmos funk (tradicional), rock e balada.

As gravações, segundo os produtores, começaram em Seattle, Estados Unidos (Soundhouse e Sunyata Sound) e, após seis meses, o disco foi finalizado em São Paulo (Estúdio Trama e Estúdio Space Blues) e uma partezinha no Rio de Janeiro (Cia dos Técnicos). Barrett Martin e Jack Endino, amigos de longa data do cantor, foram os responsáveis pela produção de “jardim-pomar”.

A música “Azul de Presunto”, por exemplo, conta com um time de peso: Theo Reis, Sebastião Reis, Arnaldo Antunes, Branco Mello, Sérgio Britto, Paulo Miklos, Pitty, Luiza Possi, Tulipa Ruiz e Zoe Reis .

Cantor fala sobre solidão, amor e redes sociais em entrevista exclusiva | Foto: Divulgação

Cantor fala sobre solidão, amor e redes sociais em entrevista exclusiva | Foto: Divulgação

A entrevista

Início a conversa por e-mail perguntando a Nando Reis o que ele faz para se manter inspirado e repleto de energia. Afinal todos queremos saber como ele faz para seguir produzindo tantos trabalhos autorais com o frescor. O cantor filosofa ao explicar que o entusiasmo da sua carreira vem de tudo que o cerca, do que acontece com ele; do que ouve, sente, pensa, vê e vive.

– Como escrevo quase sempre na primeira pessoa do singular, na maioria das vezes estou me referindo a algo que vivi, ou a alguém que conheço. Mas isso não significa que o que eu descreva ou escreva seja aquilo que aconteceu, até mesmo porque uso essa experiência como gatilho, ponto de partida. E o que interessa a o resultado final – acredita.

Falo um pouco mais do álbum novo, em especial a faixa “Água Viva” que remete a solidão, um sentimento cada vez mais forte nas pessoas. Peço para Nando descrever como encara os próprios momentos de solidão e qual foi a motivação dele para compor essa música. Ao responder, o compositor cita dois ícones do MPB: Raul Seixas e Gilberto Gil:

– Falo dessa solidão de sermos únicos, do impacto e do significado de cada experiência ser individual e intransferível. Da singularidade impenetrável da vida de cada indivíduo. Do nosso mundo interno, da nossa memória, dos afetos despertados inexplicavelmente. E de que a vida é essa aqui, uma só, “o início, fim e o meio”. É uma canção existencial? Talvez. É uma canção da linhagem das belíssimas reflexões sobre o sentido da vida escritas por Gilberto Gil na música “Retiros espirituais” – diz.

Ainda sem tirar o foco do novo disco, comento sobre o jingle do álbum “Só posso dizer”. A faixa escrita (novamente) por ele é uma homenagem a esposa. Cito que a música certamente vai servir de expressão amorosa a muitos casais apaixonados e questiono como ele enxerga as tão comuns expressões de amor nas redes sociais, por exemplo. São tempos efêmeros ou toda forma de amor vale?

Toda maneira de amor vale a pena. Cada maneira de amor valerá. O amor é tudo que importa. E, discordando de você, acho que as redes sociais estão intoxicadas de ódio – crava.

Nando Reis inicia a turnê do CD “Jardim-pomar” em março de 2017. Confira mais do álbum aqui:

Serviço do show

Datas:

Sexta, dia 12 de maio de 2017
Sábado, dia 13 de maio de 2017

Horário: 22h00.

Local: Metropolitan – Rio de Janeiro (RJ)
Av. Ayrton Senna, 3000 – Shopping Via Parque – Barra da Tijuca.

Capacidade: 8.432 lugares.
Duração: Aproximadamente 1h40

Ingressos: http://premier.ticketsforfun.com.br/shows/show.aspx?sh=NANDRRJ17&v=RCB 

Descubra:

→Os melhores SHOWS da Barra da Tijuca

→Lista de Restaurantes na Barra da Tijuca

→10 Melhores Bares do bairro da Barra.