Mostra internacional traz games clássicos e de sucesso à Barra

Exposição sobre os games será dentro do shopping VillageMall | Foto: Divulgação

O que antes era uma simples brincadeira de nerds, virou um movimento social e cultural que influencia a maneira como as novas gerações se relacionam com o mundo.

A história da megaexposição A Era dos Games parece parte de uma saga de vídeo game, mas é bem real.

Após percorrer 33 cidades de 25 países e ser vista por mais de quatro milhões de pessoas, a mostra chega ao Rio de Janeiro no próximo dia 1º de dezembro, no Shopping VillageMall, na Barra da Tijuca.

Concebida pelo Barbican Centre de Londres, a exposição de games passa a limpo a história da indústria dos games.

– Não há dúvida de que os videogames tiveram um grande impacto na cultura visual contemporânea. A Era dos Games pretende demonstrar a força criativa considerável que
sustenta a indústria, destacando as contribuições de indivíduos e empresas-chave que desempenharam um papel em sua evolução. A exposição explora a influência de músicos,
cineastas e artistas e mostra claramente que algumas das inovações mais criativas do nosso tempo passaram por este meio fenomenal – resume Neil McConnon, diretor do Barbican.

150 jogos clássicos e de sucesso

Além de jogar, visitantes poderão entender mais sobre a criação dos jogos | Foto: Divulgação

A exposição – que consumiu dois anos de trabalho intenso – tem como ponto de início Spacewar, um dos primeiros jogos criados para computador, desenvolvido em 1961 por uma equipe de estudantes do MIT (Massachusetts Institute of Technology) em um PDP-1, computador pioneiro que tinha o tamanho de quatro geladeiras.

São cerca de seis décadas examinadas minuciosamente, em 14 seções temáticas distintas.

Entre os mais de 150 jogos selecionados, há uma longa lista de destaques, a começar pelo Pong, o jogo de tênis extremamente sintético, criado em 1972 e que rodou o mundo.

Trata-se do primeiro videogame a gerar lucro (Spacewar não rendeu nem um centavo a seus criadores) e que deu início a uma das megaempresas do setor, a Atari.

Organização

Apresentada pelo Ministério da Cultura e pela Brasilprev, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a exposição conta, por exemplo, que o ramo movimenta mais dinheiro que o cinema e a música juntos.

Exposto em São Paulo por quase três meses, no Parque Ibirapuera, o conjunto de jogos clássicos e de sucesso é um programa obrigatório e diversão garantida para toda a família, abrangendo desde o celebrado fliperama até os modernos jogos de caça a Pokémons virtuais.

Nos corredores da exposição, além de conhecer em detalhes a história desse fenômeno cultural de nossos dias, o público tem a possibilidade de interagir com mais de 150 jogos de sucesso.

Mesmo tendo a interatividade como um de seus principais focos, o objetivo da mostra contempla outros aspectos, como a recuperação da história dos games; a apresentação de
novas possibilidades desta área, com o surgimento de tecnologias revolucionárias; e, finalmente, uma cuidadosa explanação da complexa teia de elementos e influências responsáveis pelas diferentes etapas do processo de criação e distribuição dos games.

Em outras palavras, ao mesmo tempo em que investiga o desenvolvimento e uso dos jogos eletrônicos, a exposição procura explorar seus desdobramentos e correlações com a cultura contemporânea.

Relíquias do mercado digital também estarão no evento da Barra da Tijuca | Foto: Divulgação

Depois de uma temporada de sucesso de quase três meses no Parque Ibirapuera em São Paulo a megaexposição que desembarca agora no Rio de Janeiro chega em sua versão mais completa e atualizada, com games de última geração e inclusive incluindo jogos já produzidos no Brasil.

– Acreditamos muito no potencial dessa exposição. Ao apresentar a história do videogame de forma lúdica e divertida, ela integra diferentes gerações e proporciona um excelente programa para toda a família”, explica Cinthia Spanó, gerente de Comunicação Corporativa da Brasilprev.

SERVIÇO – A ERA DOS GAMES

Uma exposição do Barbican Centre de Londres
Realização: Nós 3 Produções
Apresentação: Ministério da Cultura e Brasilprev
De 1º de dezembro de 2017 à 25 de fevereiro de 2018
Terça a sábado das 14h às 22h; Domingos e feriados das 14h às 21h

Segundas OFF; 24 e 25 de dezembro e 31 de dezembro e 1º de janeiro OFF

Durante o Carnaval funcionamento normal

Preço R$20,00 / R$10,00 meia entrada*

Endereço: Shopping VillageMall – Av. das Américas, 3900 – SS1 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

– Vendas ONLINE (a partir do dia 15/11): www.ingresse.com
– Vendas no Shopping VillageMall (datas a confirmar)

OBS:

– Crianças até 12 anos devem estar acompanhadas pelo responsável legal
– Crianças até 5 anos não pagam
– Não é permitida a entrada de: mochilas ou bolsas grandes, carrinhos de bebê, comidas e
bebidas, objetos cortantes, skates, bicicletas, armas de fogo, animais (exceto cães-guias)

→ Saiba toda a agenda da Barra da Tijuca

Fique por dentro de todas as novidades do bairro

Acompanhe os principais destaques da Barra