Milton e a gente sonhando

Em novo show, Milton Nascimento conduz a música e o público pelo universo dos sonhos

Milton Nascimento acredita no sonho. E, por acreditar no sonho de voltar às origens, decidiu gravar um disco com jovens músicos da sua terra, Três Pontas, no sul de Minas Gerais. O disco, batizado de “… E a gente sonhando”, foi lançado no final de 2010 e inspirou a concepção de um novo projeto: o show homônimo, que leva ao palcos não só o canto e a música de Milton, mas procura recriar um ambiente onírico, no qual artista convida o espectador a sonhar junto. No dia 05 de agosto o sonho chega ao Rio de Janeiro, no Citibank Hall.

Quando soube que os autores do livro “The Brazilian Sound” haviam colocado o pequeno município de Três Pontas, ao sul de Minas Gerais, no mapa da música mundial, Milton Nascimento percebeu que precisava fazer algo à respeito. “Desde a primeira vez em que eu tive acesso a este material levei um susto, porque saiu no livro assim: um mapa do Brasil com os estados, as capitais e o tipo de música. E quando apareceu Minas Gerais, eles colocaram a capital, Belo Horizonte, mas junto com ela colocaram também Três Pontas. Daí eu fiquei maluco, tipo: ‘Três Pontas?”, conta. Disposto a ver o que andava acontecendo na cena musical da cidade, Milton percorreu bares, vendas, fazendas, festas e se surpreendeu. “Em todo lugar havia tocando, fazendo vozes, muita gente boa”, diz. Foi então que nasceu o sonho de realizar um disco com músicos conterrâneo. Sonho que se realizou em 2010 com o disco “…E a gente sonhando”, e que se renova agora, com o novo espetáculo.

Com direção artística do diretor de teatro, cinema e televisão, Luiz Antônio Pilar, “…E a gente sonhando” ganha uma roupagem que empolga e emociona o público do começo ao fim do espetáculo, remontando visualmente às montanhas de Minas Gerais, aos sonhos e à obra do pintor Cândido Portinari. No palco, Milton e a banda que o acompanha há mais de uma década, dialogam com os jovens músicos mineiros, com o grupo trespontano Änïmä Minas e com o músico Pedrinho do Cavaco que, aos 19 anos, tem se despontado como um dos grandes nomes do samba e da música popular brasileira. Ao todo, são 29 pessoas em cena, num encontro de gerações e estilos permeados pelo clima de amizade dá o acabamento final ao show que apresenta músicas do novo CD e sucessos da carreira de Milton Nascimento. Esse show já passou por Porto Alegre e São Paulo sempre com ingressos esgotados.

O projeto “…E a gente sonhando” conta com o incentivo da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o patrocínio da CBMM (Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração), da Cemig/Governo de Minas, transporte oficial da Gol e apoio da Prefeitura Municipal de Três Pontas. O projeto é uma realização da Nascimento Música com produção da Marolo Produções.

Informações:
Evento: Show Milton Nascimento –
Local: Citibank Hall
Endereço: Av. Ayrton Senna, 3000 – Shopping Via Parque – Barra da Tijuca
Data: 05/08/2011
Horário: 22h
Classificação: Menores de 15 anos acompanhados por pais ou responsáveis
Ingressos: R$70,00 a R$130
Mais informações: www.t4f.com.br