Carnaval continua no fim de semana. Saiba aqui!

A folia já começou! Saiba como será o Carnaval até março! | Foto: Prefeitura do Rio

A equipe do Barra da Tijuca.com.br preparou uma lista com tudo o que você precisa saber sobre como ficam os principais serviços durante o Carnaval na Barra da Tijuca.

De acordo com Associação de Hotéis do Rio a previsão de ocupação hoteleira para o Carnaval no Rio tem, até o momento, média de 72% dos quartos ocupados para o período.

A Barra da Tijuca dispara como bairro mais procurado, com 75% de ocupação, três pontos percentuais acima da média geral da cidade.

Na sequência vêm os bairros de Flamengo e Botafogo, com 73%. Copacabana e Leme registram 74%, enquanto Ipanema e Leblon têm 71%. O Centro registra 67% de quartos vendidos para os dias de folia.

A previsão do presidente da associação, Alfredo Lopes, é de chegar a 80% na média geral, podendo alcançar 90% em alguns bairros.

– Tivemos uma grande exposição durante as Olimpíadas, o que motiva os visitantes estrangeiros e explica a alta procura pela Barra da Tijuca, mas também já temos um público cativo do mercado nacional, que procura a alegria do nosso carnaval de rua – explica.

Confira a lista que nós preparamos abaixo!

BRT

Serviço terá reforço no Carnaval | Foto: Divulgação

De acordo com a Prefeitura do Rio o BRT Rio, que já opera 24 horas, terá reforço de frota no Carnaval. No Terminal Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, a operação vai continuar focada nos ajustes dos intervalos, para que os passageiros que irão chegar da Linha 4 do Metrô embarquem imediatamente nos serviços do BRT Rio, assim como ocorreu durante os Jogos Olímpicos.

Metrô Linha 4

A Linha 4 do metrô terá o seu primeiro Carnaval | Foto: Reprodução 

O MetrôRio terá um esquema especial de funcionamento durante os cinco dias de Carnaval. Os trens circularão sem interrupção a partir das 5h de sexta-feira (24/02) até as 23h de terça-feira (28/02), com extensão de embarque nas estações Praça Onze e Central até as 3h de quarta-feira (01/03), em virtude do desfile das escolas mirins.

A partir das 10h de sábado (25/02), os trens da Linha 2 realizarão o trajeto direto entre Pavuna e General Osório, sem necessidade de transferência entre as duas linhas. Os usuários que desejarem seguir viagem para a Linha 4 deverão fazer a transferência na estação General Osório.

A Concessionária recomenda que os usuários comprem cartões de ida e volta com antecedência para evitar filas. Também serão aceitos os cartões pré-pago do MetrôRio, Bilhete Único, Vale Transporte ou cartão RioCard.

> Linha 4

Na estação General Osório, os passageiros que desejarem embarcar na Linha 4 deverão utilizar o acesso Complexo Rubem Braga prioritariamente. O acesso Lagoa funcionará normalmente durante todos os dias da folia com venda nas bilheterias.

Já em Jardim Oceânico, todos os acessos permanecerão abertos para embarque e desembarque durante todo o Carnaval. Para realizar a integração com o BRT nesta estação, o usuário deverá seguir pelo acesso C e já ter em mãos o RioCard carregado.

Na Linha 4, Nossa Senhora da Paz terá um esquema especial: a estação funcionará para embarque e desembarque entre 5h e 15h e somente para desembarque de passageiros das 15h às 5h.

Por questões de segurança, algumas estações também terão suas bilheterias fechadas entre 0h e 5h do sábado (25/02) até a terça-feira (28/02). São elas: São Francisco Xavier, Afonso Pena, Uruguaiana, Flamengo, na Linha 1, e São Cristóvão, Triagem, Maria da Graça, Inhaúma, Engenho da Rainha, Thomaz Coelho, Irajá, Colégio, Coelho Neto, Acari/Fazenda Botafogo e Engenheiro Rubens Paiva, na Linha 2.

Como alternativa, todas as estações terão máquinas de autoatendimento em funcionamento para a compra dos cartões, com valor mínimo de recarga de R$ 5,00. A validade da carga dos cartões pré-pagos é de um ano. O cartão unitário também poderá ser usado (não há validade para os créditos).

Ônibus  

Rio Ônibus vai crirar um mapa para facilitar o andamento na região | Foto: Reprodução

Assim como em 2016, a Rio Ônibus vai organizar um mapa digital com indicações dos ônibus que levam passageiros até as proximidades dos blocos de carnaval. O aplicativo feito pelo sindicato costuma ficar neste link: www.rioonibusinforma.com/carnaval

Quem quiser conferir o ponto de ônibus mais próximo de onde está e o itinerário completo das opções de linhas, é só seguir o link para o serviço Vá de Ônibus no próprio mapa e digitar o número da linha no campo “Itinerário”.

A assessoria de imprensa da instituição pede que os usuários fiquem atentos às redes sociais, pois os ônibus podem mudar de trajeto devido a bloqueios nas pistas.

Shoppings

Além de manter programação de bailes de carnaval, os shoppings da Barra da Tijuca também funcionarão normalmente para poder entreter quem não é fã da folia popular.

Barra Shopping

Local estará aberto para receber a população | Foto: Divulgação

Durante o feriado de Carnaval, o complexo BarraShopping e New York City Center funcionará em horário especial. No sábado, dia 25 de fevereiro, as lojas estarão abertas das 10h às 20h. Já no domingo, dia 26, o funcionamento será das 13h às 18h. Na segunda-feira, dia 27, e na terça-feira, dia 28, as lojas ficarão fechadas. Já na quarta-feira de cinzas, dia 1º de março, as lojas estarão abertas das 12h às 22h.

Alimentação e drogarias funcionarão normalmente, das 10h às 23h, nos dias 25, 26, 27 e 28. No dia 1/03, funcionarão entre 12h e 23h.

Lazer e Diversão

Já as atrações de lazer com o Boliche Social Club, a HotZone, o cinema UCI, a Piscina de Bolinhas e o BarraKids abrirão em diferentes horários (confira abaixo). Além disso, no domingo, dia 26, das 16h às 18h, haverá mais uma edição do Mundo Infantil BarraShopping recheada de atividades gratuitas para criançada como oficinas de desenho, pintura, massinhas e a apresentação do espetáculo “Bel e Tetê”.

Cinema UCI – abrirá todos os dias de Carnaval das 13h às 00h30 e na quarta-feira, dia 1º de março, funcionará das 13h às 22h30.

Hotzone – no sábado, dia 25, funcionará das 11h às 22h; no domingo, dia 26, das 12h às 21h; na segunda, dia 27, das 11h às 22h; na terça, dia 28, das 12h às 21h; e na quarta, dia 1º, das 12h às 22h.

Boliche Social Club – no sábado, dia 25, e no domingo, dia 26, abrirá das 10h às 23h; na segunda, terça e quarta, dias 27, 28 e 1º, abrirá das 12h às 23h.

BarraKids – estará aberto durante o período nos mesmos os horários das lojas.

Piscina de Bolinhas – funcionará no sábado, dia 25, das 10h às 22h; no domingo, dia 26, das 13h às 22h; na segunda, dia 27, das 10h às 22h; na terça e na quarta, dias 28 e 1º/03, das 13h às 21h.

Downtown

Shopping mantém programação durante o Carnaval | Foto: Divulgação

O shopping Downtown terá programação infantil de pré-carnaval infantil (dia 18 – Gigantes da Lira e 19 – Largo do machadinho, mas não largo do meu suquinho). E, no sábado de carnaval (dia 25) terá Carnaval com Bia Bedran. Para os que não desejam curtir a folia, o cinema e praça de alimentação vão funcionar normalmente.

Shopping Metropolitano Barra

Bailinho agita o shopping desde o ano passado | Foto: Divulgação

Nos dias 27 e 28 de fevereiro, o Shopping Metropolitano Barra realiza seu Bailinho de Carnaval. A criançada poderá vir fantasiada para brincar ao som de marchinhas e músicas de Carnaval tocadas ao vivo por uma banda.

Para completar a diversão, recreadores vão distribuir máscaras, serpentinas e fazer maquiagem nos pequenos. Além disso, um painel tire fotos, trará um pouquinho da Lapa para o shopping. O evento é gratuito. O mascote do shopping, Nico, estará presente.

Via Parque

Shopping também terá programação para a folia | Foto: Reprodução

O Via Parque Shopping realiza no dia 26 de fevereiro, o 1° Grande Baile Infantil de Carnaval, com tema Folia no Parque. O Metropolitan irá se transformar em uma verdadeira matinê carnavalesca.

Um dos principais blocos infantis do Rio e conhecido pelas marchinhas, a trupe do Gigantes da Lira vai animar a garotada, que poderá curtir com a família quatro horas de pura alegria, com muita música, confete e serpentina. Bailarinos de perna de pau, palhaços, equilibristas e um boneco gigante “Bobo da Corte” – o símbolo do tradicional bloco – com impressionantes 3,5m de altura, prometem arrancar boas risadas. Para abrir a folia, o Bloco Esquenta Animasom.

Seis mil ingressos serão disponibilizados para quem quiser curtir a folia no conforto do Metropolitan. Toda a estrutura da casa de shows estará à disposição dos pequenos, com show no palco principal e ar-condicionado deixando o ambiente fresquinho para garantir o bem estar das crianças na mágica festa carnavalesca.

Para participar do Baile, basta juntar 50 reais em compras no Via Parque Shopping, de 10 a 25 de fevereiro, e trocar por um par de ingressos no 2º piso do shopping. Quem fizer a troca pelo aplicativo do mall garante três ingressos. Para mais informações, basta acessar o site www.viaparqueshopping.com.br.

Confira o horário de funcionamento durante o período festivo:

25/02 (sábado): 10 às 22h

26/02 (domingo): Lojas e Lazer 13 às 21h | Alimentação 11 às 21h

27/02 (Segunda): Lojas fechadas | Alimentação e lazer 12 às 21h

28/02 (Terça): Lojas fechadas | Alimentação e lazer: 12 às 21h

01/03 (Quarta): 12 às 22h

Rio Design Barra

Mall receberá os visitantes no Carnaval | Foto: Divulgação

O shopping promove do dia 25 a 28 de fevereiro, das 10h às 12h, o famoso e tradicional “Bailinho do Pimentinha”. Em sua 12ª edição, os foliões mirins poderão curtir as marchinhas de carnaval com repertório escolhido especialmente para eles. Para deixar a festa ainda mais divertida, o mascote Pimentinha marcará presença animando a criançada, além de brincadeiras como maquiagem artística, pinturas de rosto e balões coloridos.

E os pets não vão ficar fora: no dia 27 de fevereiro, o Bailinho será temático com o Pet Folia, com direito à distribuição de adereços para os cãozinhos se divertirem! O bailinho acontece gratuitamente na praça central do shopping.

Dia a dia 

Domingo (26) – Lojas e quiosques de 15h até 21h. Restaurantes de 12h até o último cliente. Quiosques e alimentação 10 às 21h. Cinema funciona normalmente.

Segunda (27/02) – Lojas e quiosques tem funcionamento facultativo. Restaurantes de 12h até o último cliente. Quiosques e alimentação 10 às 21h. Cinema funciona normalmente.

Terça (28/02) Lojas e quiosques fechados. Restaurantes de 12h até o último cliente. Quiosques e alimentação 10 às 21h. Cinema funciona de acordo com a programação.

Quarta (01/03) – Lojas e quiosques das 12h às 22h. Restaurantes de 12h até o último cliente. Quiosques e alimentação 10 às 21h. Cinema funciona de acordo com a programação.

Américas Shopping

A festa no shopping está garantida | Foto: Divulgação

Os pequenos foliões poderão curtir a alegria do carnaval no Américas Shopping. O empreendimento promove, nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro, das 16h às 19h, o tradicional ‘Bailinho Infantil’, que esse ano terá decoração inspirada na floresta. O shopping convida as crianças a virem fantasiadas ao evento, que contará com personagens temáticos e um show performático da banda de carnaval pelo mall. A atração é gratuita e acontece na Praça de Eventos.

Os músicos do ‘Bloquinho da Floresta’ tocarão marchinhas e estarão caracterizados de maestro e bichos, prometendo entreter e divertir a criançada durante o período carnavalesco. Haverá também o serviço gratuito de Maquiagem Artística Itinerante, para incrementar o visual dos pequenos.

“Queremos oferecer uma opção de entretenimento para as famílias que pretendem passar o carnaval no Recreio. O Bailinho é uma atração que sempre diverte as crianças, e este ano terá como tema os animais da floresta. Pretendemos resgatar boas recordações dos pais, assim como despertar o lado lúdico dos filhos”, conta Tatiane Piza, gerente de Marketing do centro de compras.

Serviço:

Datas: 25, 26 e 27 de fevereiro

Horário: das 16h às 19h

Local: Américas Shopping – Praça de Eventos – Piso L1

Evento Gratuito

O Américas Shopping fica na  Av. das Américas, 15.500 – Recreio (esq. com Benvindo de Novaes). Tel: (21) 2442-9900 – Site: www.americasshopping.com.br

Hotéis

Desde 2016, a programação da hotelaria entrou na agenda carnavalesca do bairro.  A expectativa é que 2017 traga ainda mais novidades. O Windsor Barra abre, no dia 4 de fevereiro, a tradicional programação de feijoadas nos hotéis, com a presença da bateria da Unidos da Tijuca e do bloco Mulheres de Chico. No dia 18, é a vez do Hotel Hilton receber a bateria do Salgueiro. A folia continua no Sheraton Barra, com o tradicional bloco Cordão da Bola Preta, no dia 25. Na mesma data, acontecem as feijoadas do Pestana Barra, Brisa Barra e Windsor Barra. E, no dia 26, é a vez do Grand Mercure apostar na combinação do samba com feijão.

Um bonito baile resgada as tradições carnavalescas com um desfile de fantasias, fazendo alusão ao Rio Antigo, no hotel Windsor Barra, no dia 03 de março.

No dia 04 de março, no Hotel Grand Mercure, acontece o encerramento da folia com a entrega do prêmio José Gueiros para os destaques do Carnaval. Os blocos concorrem nas categorias ‘melhor percussionista’, ‘melhor interpretação’ e ‘melhor bloco de Carnaval da Barra’.

A ocupação hoteleira, que no ano passado ficou em cerca de 70% na região, deve chegar a 75% esse ano. A média geral da cidade está prevista para a casa dos 80%, segundo a ABIH-RJ.

Blocos de rua

 

Foliões vão animar a Barra da Tijuca | Foto: Prefeitura do Rio

> 04 de março (sábado)

Eu Sou Normal, mas o Côco é Loko

Horário: 14h até 20h.

Local: Quiosque Côco Loko Av. Lúcio Costa, em frente ao nº 2.940

Estilo: Parado

Público estimado: 500

Fundação: 2016

> 05 de março (domingo)

Eu Sou Normal, mas o Côco é Loko

Horário: 14h até 20h.

Local: Quiosque Côco Loko Av. Lúcio Costa, em frente ao nº 2.940

Estilo: Parado

Público estimado: 500

Fundação: 2016

Acesse as novidades da Barra da Tijuca

→ Fique por dentro da agenda da Barra e arredores