Blocos da Barra saem do Pepê e vão para o Parque dos Atletas

Região do Pepê não vai receber bloco de carnaval em 2018 | Foto: Divulgação

O SindHotéis RIO, a Associação de Hotéis do Rio (ABIH-RJ) e a Empresa de Turismo do Município (Riotur) promoveram na última terça (16) uma entrevista coletiva para anunciar a programação do Carnaval da Barra da Tijuca.

Na ocasião o presidente da Riotur, Marcelo Alves, divulgou as alterações previstas para a agenda dos blocos do Recreio e da Barra da Tijuca, incluindo um novo espaço dedicado ao Carnaval, no Parque dos Atletas, batizado de Arena do Samba, que deve receber entre 40 e 50 mil pessoas por dia, com duas atrações diárias, de sábado de Carnaval à quarta-feira de cinzas.

A presidente da Sambare, recém-criada liga dos blocos da Barra e Recreio, Helaide Teixeira, falou dos preparativos para a folia 2018. Este ano não haverá desfile no Pepê, mas a região contará com 29 blocos e 39 desfiles autorizados pela Prefeitura.

Na programação geral da cidade, segundo a Riotur serão mais de 600 desfiles de 464 blocos autorizados. A previsão é de 1, 5 milhões de turistas e mais de 6 milhões de foliões, com impacto de 3,5 bilhões na economia.

Turistas escolhem a região para ficar

O encontro aconteceu no hotel Gran Nobile Barra e reuniu, também, a gerência dos hotéis da região, representantes dos blocos da Barra da Tijuca e Recreio, candidatas à Musa do Carnaval e o produtor e carnavalesco Haroldo Costa.

Na ocasião o presidente do SindHotéis RIO e da Associação de Hotéis do Rio, Alfredo Lopes, apresentou, em primeira mão, a prévia de ocupação para o Carnaval na região, onde 70% dos quartos já estão reservados.

Na Zona Sul, o índice é de 78%. A expectativa é de chegar a 85% na média geral da cidade (acima dos 78% registrados no Carnaval de 2017).

Evento formalizou a programação do Carnaval 2018 na Barra da Tijuca | Foto: Divulgação

Ele também falou da agenda de eventos que celebrarão a festa de Momo na Barra, que tem como destaque a Feijoada, que marca o Concurso da Musa Barra (Musa Simpatia e Musa Inspiração) e o Concurso da Melhor Caipirinha dos hotéis, realizados no hotel Hilton Barra, no dia 27.

O evento contará com a presença da Corte do Carnaval (Rei Momo, Rainha e Princesas) para fazer a abertura oficial do Carnaval da Barra. Está prevista, mais uma vez, a premiação José Gueiros, que elege os melhores blocos da Barra e Recreio, no dia 17 de fevereiro.

A bancada de jurados é formada por ilustres, com time composto por Leleco Barbosa, Haroldo Costa, Sidney Rezende e Célia Domingues (Estação Primeira de Mangueira). Os blocos são eleitos nas categorias melhor bloco, melhor percussão e melhor interpretação.

Carnaval de Arena

Formato de Carnaval de Arena será realizado pela primeira vez | Foto: Divulgação

Uma novidade do Carnaval deste ano é a criação do projeto Arena Carnaval Rio 2018, que ocorrerá no Parque dos Atletas, com previsão de 40 mil pessoas de público.

Serão cinco dias de atividades, com dois blocos por dia e uma escola de samba de acesso. Os portões do Parque dos Atletas, na Avenida Salvador Allende, serão abertos às 7h.

O primeiro bloco se apresenta das 9h às 11h. A escola de acesso das 11h ao meio dia e o segundo bloco será das 12h às 14h. Os bares (dois) fecham às 14h e os portões devem fechar às 15h.

Não está previsto fechamento de ruas. Apenas a pista lateral da Avenida Salvador Allende, junto ao Parque, ficará interditada para segurança dos foliões. As recomendação são de que as pessoas utilizem o sistema BRT.

Programação:

Sábado 10/02

9h Carrossel de Emoções

11h Escola de Samba

12h Giro do Arar

Domingo 11/02

9h Lexa

11h Escola de Samba

12h Bola Preta

Segunda 12/02

9h Primeiro Amor

11h Escola de Samba

12h Chora Me Liga

Terça 13/02

9h Empolga às 9h

11h Escola de Samba

12hBangalafumenga

Quarta 14/02

9h Sargento Pimenta

11h Escola de Samba

12h Atração Surpresa – Show a confirmar