O encanto do Balé Nacional da Ucrânia

Bailarinos ucranianos se apresentarão no Rio | Foto: Divulgação

O Balé da Ópera Nacional da Ucrânia (Kiev Ballet), comemora 150 anos de fundação em uma apresenta na na Cidade das Artes nesta quarta-feira (23/08).

Trata-se da turnê em “Tributo a Tchaikovsky”, um espetáculo dividido em duas de suas obras mais populares e emblemáticas “O Lago dos Cisnes” e “A Bela Adormecida”.

A apresentação contará com um notável grupo de jovens bailarinos. Entre os destaques podemos apontar os solistas Kateryna Kozachenko, Jan Vaña, Tatiana Golyakova, Anastasiya Shevchenko e Stanislav Olshanskyi.

Eles compõem uma trupe com mais 27 bailarinos altamente selecionados, que executarão o programa especial escolhido especialmente para deleite do público brasileiro, que receberá na Cidade das Artes este expoente da dança clássica mundial.

Programa:

“O Lago dos Cisnes”

Composto originalmente por Piotr Ilitch Tchaikovsky em 1876 em Paris, O Lago dos Cisnes é considerada a primeira música composta por um compositor de sinfonias e concertos em vez de um compositor especialista em música para balé, como era o comum na época.

A obra é sobre a história do jovem Príncipe Siegfried, que se apaixona por Odette, uma rainha transformada em cisne por um feiticeiro malvado.

Odette explica a Siegfried que ela está condenada permanecer como cisne até ser resgatada por um homem que jure amor eterno a ela.

Depois de percalços, o príncipe consegue destruir o feitiço, transformar sua amada novamente em mulher e juntos, viverem felizes para sempre.

Em 1894, o príncipe Ivan Alexandrovich, então diretor do Teatro Mariinsky de São Petersburgo, decide homenagear Tchaikovsky, que havia falecido um ano antes, criando uma nova versão de ‘O Lago dos Cisnes’.

Marius Petipa, que era o principal maître de ballet do Teatro Mariinsky, foi encarregado desta vez de fazer a coreografia.

Devido ao sucesso do lirismo e beleza da coreografia, em janeiro de 1895, vai à cena a obra completa, 4 atos.

Com o passar dos anos, “O Lago dos Cisnes” tornou-se o mais popular de todos os balés.

A Bela Adormecida”

É um balé de um prólogo e três atos do compositor russo Tchaikovsky, o libreto de Marius Petipa e Ivan Vsevolojsky, e coreografia de Marius Petipa baseado no conto de fadas do escritor francês Charles Perrault.

Sua estreia ocorreu no Teatro Mariinsky em São Petersburgo no dia 5 de janeiro de 1890. Tchaikovsky escreveu a obra entre o período do ano de 1888 a 1889.

Serviço

Nome do evento: Kiev Ballet – Tributo a Tchaikovsky
Data do evento: 23 de agosto
Horário de início e fim do evento: 21:00h – 23:30h
Ingresso: Via internet – Ingresso Rápido

Local: Cidade das Artes – Av. das Américas, 5300 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

→ Saiba toda a agenda da Barra da Tijuca

Fique por dentro de todas as novidades do bairro

Acompanhe os principais destaques da Barra