História

_1barra-da-tijuca

A Barra da Tijuca como bairro e área urbana tem história recente. O local começou a se desenvolver urbanísticamente e tomar impulso somente na década de 1970 quando surgiu o Barra Shopping e os grandes condomínios de edifícios de apartamentos. A Barra da Tijuca era uma área alagadiça com matas de restingas, e a Baixada de Jacarepaguá ocupada por fazendas e engenhos. Na na segunda metade do século 20 a Barra foi ocupada progressivamente como área urbana após a construção de estradas e tunéis.

Você conhece a origem do Nome Barra da Tijuca?

Em termos de navegação, a palavra “barra” tem o significado de foz de um rio ou riacho, entrada de um porto ou baía e isto tem a ver com a própria geografia do lugar.

Tomando como exemplo, a entrada da Baía de Guanabara, ou seja a faixa de mar mais estreita que fica entre o Pão de Açucar e a Fortaleza de Santa Cruz do lado de Niteroi, era chamada de Entrada da Barra, mas neste caso se referindo à “barra” como foz da Baía de Guanabara.

A palavra “Tijuca” é de origem indígena, e tem o significado de “caminho em direção ao mar, vereda”. Como naquela grande baixada havia grandes lagoas interligadas, que por sua vez recebiam rios, e se conectam com o mar, certamente esta é a razão de chamar o local de Barra da Tijuca, que significa também “Foz da Tijuca”.

Plano Urbanistíco e Especulação Imobiliária

_2barra-da-tijuca

Um ponto marcante do desenvolvimento e planejamento da Barra da Tijuca, aconteceu durante a gestão do governador Negrão de Lima, quando este governava o antigo estado da Guanabara. Nesta época foi encomendado ao arquiteto e urbanista Lúcio Costa um plano para a área. Lúcio Costa, para quem ainda não sabe, é o mesmo autor do “Plano Piloto de Brasília”. Assim, foi no ano de 1969 que Lucio Costa concebeu um outro “Plano Piloto” para a Barra da Tijuca.

Entre a segunda metade do século 20, até meados da década de 1970 muitos moradores de classe média do Rio compravam terrenos de loteamentos no local com expectativa de valorização futura, geralmente com fins de investimento, já que a área era de difícil acesso para quem trabalhasse no centro do Rio, Zona Sul o Zona Norte.

Muitas empresas incorporadoras e do ramo de construção cívil também possuiam enormes áreas, aguardando a posterior valorização para a construção de condomínios.

Novas Estradas e Túneis Ligando a Barra Permitiram o Desenvolvimento Urbano após 1970

_3barra-da-tijuca

Paralelamente ao plano urbanistico, novos caminhos ligando à Barra à Zona Sul do Rio como também à Zona Norte foram planejados. Veja sobre os caminhos e estradas para a da Barra da Tijuca que permitiram a ocupação urbana da região.

A Urbanização da Orla da Barra

_4barra-da-tijuca

 

Os trabalhos de urbanização completa da orla, na Av. Sernambetiba (atual Av Lúcio Costa) somente aconteceram durante a administração do Prefeito Marcelo Alencar, em sua segunda administração entre 1988-1993.

Foi nesta época que o Prefeito implementou um plano de modernização e reurbanização dos calçadões da orla, construindo inclusive pistas de ciclovias. Inúmeros quiosques foram implantados em toda a orla da cidade, se estendendo até a Barra da Tijuca, quiosques estes que hoje continuam a fazer parte do cenário local.

Referências

  • Pesquisa em diversos sites do Google.

 

Barra Shopping

_5barra-da-tijuca

O BarraShopping é um centro de compras brasileiro localizado na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, inaugurado em 26 de outubro de 1981 pelo então governador do estado Antônio de Pádua Chagas Freitas. Fazem parte do complexo o próprio BarraShopping, o New York City Center, o Centro Médico BarraShopping, e o Centro Empresarial BarraShopping e Centro Profissional BarraShopping

 

Rio Design Barra

_6barra-da-tijuca

Situado na Barra da Tijuca, um dos bairros mais valorizados do Rio de Janeiro, o Rio Design Barra,

reúne o melhor da moda, cultura e gastronomia num ambiente clean, espaçoso e tranquilo.

 

Terminal Alvorada

_7barra-da-tijuca

Com arquitetura arrojada, o Novo Terminal Alvorada na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, recebe cerca de 600 mil pessoas diariamente vindas dos ônibus articulados da TransOeste e da TransCarioca. O terminal funciona de modo a complementar a Cidade das Artes, vizinha ao empreendimento.

Downtown

8barra-da-tijuca

Projetado para conciliar trabalho, compras, estudo e lazer em um mesmo espaço a céu aberto, o Downtown é o primeiro lifestyle do Rio de Janeiro. O lugar reúne o charme de uma pequena cidade e a movimentação de uma grande metrópole.

Para atender a todos esses perfis, o mix de lojas é variado e traz marcas do varejo, sem falar na ampla oferta de serviços, como academia e centros médico e empresarial.

Barra da Tijuca antigamente:

barra-da-tijuca-antigamente

 
→ Confira também a Lista dos melhores Restaurantes da Barra da Tijuca.